Prefeitura de Hortolândia recebe diagnóstico socioterritorial realizado pela PUC-Campinas

Entrega foi feita pela instituição particular de ensino ao prefeito José Nazareno Zezé Gomes, nesta quarta-feira (10/11)

A Prefeitura de Hortolândia ganha uma importante contribuição para nortear a implementação de políticas públicas para a população em situação de vulnerabilidade social. Nesta quarta-feira (10/11), o prefeito José Nazareno Zezé Gomes recebeu o Diagnóstico Socioterritorial do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Novo  ngulo, realizado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas.

O trabalho é resultado do termo de cooperação técnica solidário, sem custo para os envolvidos, firmado entre a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e a instituição particular de ensino, em 2019. O trabalho faz um diagnóstico socioterritorial na área atendida pelo CRAS Novo Ângulo. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o território engloba 48 bairros, nos quais moram 5.815 famílias e 15.824 pessoas.

Na entrega do diagnóstico, professores da PUC-Campinas fizeram uma breve apresentação do trabalho. Os professores destacaram que o diagnóstico é fundamental no planejamento de ações de política de assistência social e proporciona maior aproximação com situações vivenciadas no território. Desta forma, é possível alinhar serviços, programas, projetos e benefícios oferecidos pelo poder público com as demandas das famílias e das pessoas. Ao fazer o levantamento e a análise da situação do território, o diagnóstico mostra quais as reais demandas por direitos, serviços e benefícios sociais da população local e as potencialidades existentes. Com essas informações, a Prefeitura terá um melhor embasamento para planejar as políticas públicas sociais na região.

“Desenvolver o diagnóstico socioterritorial do CRAS Novo Ângulo foi motivo de honra para a PUC-Campinas. O documento conta com diversos números e estudos realizados pelos nossos professores, que desenvolveram um verdadeiro retrato social desta grande região de Hortolândia. Ficamos felizes com o resultado. Acreditamos que o documento é uma importante fonte de informações e que pode auxiliar a Prefeitura no desenvolvimento de programas, projetos e políticas públicas em benefício das famílias que mais necessitam”, destacou Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, pró-reitor de extensão e assuntos comunitários da PUC-Campinas.

PODCAST

Em paralelo ao diagnóstico, a parceria entre a Prefeitura e a PUC-Campinas prevê ainda a realização de uma série de ações estratégicas e estudos para a população da região. Uma das ações que já está em andamento é o podcast “Sísifo e O Cuidado”, que resgata as memórias de idosas e idosos moradores da região do Jardim Rosolém. O projeto é resultado do Projeto de Extensão “ARTiculadas”, desenvolvido por extensionistas da PUC Campinas. Neste mês está prevista a disponibilização do sexto episódio do podcast, que pode ser conferido nas plataformas digitais Spotify e Anchor.

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes ressalta que o diagnóstico em conjunto com as obras realizadas pela Administração Municipal vão potencializar o desenvolvimento da região do Jardim Novo Ângulo. “Hortolândia é uma jovem cidade que nos últimos 30 anos se transformou. Hoje, ela conta com infraestrutura, o que potencializa a chegada de novos investimentos. O nosso projeto de Cidade do Futuro segue a todo vapor. Esse diagnóstico entregue pela PUC-Campinas tem um valor extraordinário para o nosso governo. Uma vez que agora temos dados mais detalhados, um verdadeiro raio-x de uma região que terá seu desenvolvimento potencializado por conta de melhorias realizadas recentemente, como o caso do Corredor Metropolitano, e as que ainda estão por vir. Nosso grande objetivo é garantir um futuro melhor para todos e conhecer a fundo essa parcela da população é fundamental. Só assim poderemos implantar políticas públicas que venham transformar vidas”, destacou Zezé Gomes.

Para o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, o diagnóstico é um trabalho de referência para as ações a serem implementadas pela Prefeitura na região. “O trabalho desenvolvido pelos professores da PUC-Campinas é extraordinário, e com certeza será uma importante referência para o  desenvolvimento de ações públicas que venham atender a comunidade assistida pelo CRAS do Jardim Novo  Ângulo”, salientou o secretário.