Prefeitura em parceria com a clínica Bild Diagnósticos realiza mamografias para mulheres durante Outubro Rosa

Exame é importante para prevenção e detecção do câncer de mama

“É importante fazer o exame de mamografia. A gente tem que se cuidar. Melhor se prevenir agora do que deixar para depois porque a situação pode se complicar”. Com estas palavras, Sidineide Alves dos Santos Silva, de 43 anos, reforça que a prevenção é a melhor maneira para se proteger contra o câncer de mama. Ela é uma das pacientes atendidas pela Prefeitura de Hortolândia que fizeram o exame na clínica Bild Diagnósticos, localizada no Shopping Hortolândia. A ação, em parceria com a clínica particular, integrou a campanha Outubro Rosa de conscientização contra a doença, realizada mês passado pela Prefeitura. A clínica doou 30 exames para a Secretaria de Saúde. Foram atendidas pacientes que já haviam solicitado o agendamento para o exame nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

De acordo com a direção da clínica, o atendimento foi feito em uma área específica para o público feminino chamado “Espaço da Mulher”. “O atendimento foi excelente. Apesar de eu estar um pouco nervosa na hora, a equipe da clínica foi atenciosa. Eles me deram orientações sobre a doença e a importância do exame. Foi a primeira vez que fiz a mamografia”, conta Sidineide.

A campanha é uma ação importante para conscientizar e orientar o público feminino sobre o câncer de mama, destaca Vera Lúcia da Silva, de 50 anos, outra paciente atendida na ação. “Muitas mulheres ainda têm vergonha de fazer a mamografia. Mas tem que vencer a vergonha, pois o exame é importante para se prevenir contra a doença”, destaca Vera, que fez o exame por recomendação médica em virtude de sua faixa etária. “O médico me disse que era bom fazer o exame por eu estar na menopausa. Eu já havia feito há quatro anos e deu resultado negativo”, conta a paciente.

Um hábito importante que auxilia as mulheres na prevenção contra a doença é fazer o autoexame da mama. A paciente Maria Helena da Silva Genaro, de 66 anos, também atendida na ação, costuma fazer o autoexame durante o banho. “É importante fazer o autoexame para ver se tem algum nódulo. Além disso, tem que também fazer a mamografia, até para ver se tem alguma alteração”, destaca Maria Helena.

Para a clínica, a ação feita em parceria com a Prefeitura na campanha Outubro Rosa é importante para orientar a população, em especial as mulheres, sobre o tema. “A Bild Diagnósticos tem orgulho de ser parceira de Hortolândia. Somos hortolandenses a sete anos. Temos carinho pela população da cidade. Por isso fizemos essa ação do Outubro Rosa em conjunto com a Prefeitura. Trouxemos a primeira tomografia computadorizada que funciona 24 horas. Na unidade do Shopping, temos ainda o espaço da Mulher com mamografia digital, densitometria, ultrassonografia e raio-x”, destaca a direção da clínica.

CAISM

Ainda durante a campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Hortolândia realizou exames de mamografia no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) de Hortolândia, órgão da Secretaria de Saúde. O centro é a unidade de referência no município para atendimentos de casos específicos, como gravidez de alto risco, e para exame de rastreamento de câncer de mama, feito por meio de mamografia. De acordo com a Secretaria de Saúde, o órgão realizou no mês passado 296 exames e foram registradas 64 faltas.

Ainda durante a campanha, o centro promoveu programação de palestras e atividades para as pacientes. A fachada do centro recebeu uma intervenção artística na 4ª edição do Jacuba Festival de Graffiti, realizada no último fim de semana. A intervenção de grafite, com desenhos alusivos à campanha, foi feita por cinco artistas nacionais e internacionais: Deka Costa e KalinS, de São Paulo; Lu Bicalho, do Espírito Santo; Nati, de Brasília, e Sarhai, de Luanda, em Angola. O CAISM está localizado na rua José Pereira de Lira, 255, Jardim Green Park, atrás do Centro de Especialidades.