Com o auxílio de barco, Prefeitura de Hortolândia limpa espelho d’água de lagoas

Ação nas lagoas do Jardim Amanda e do Observatório Parque Escola é realizada por equipes da Secretaria de Serviços Urbanos

Manter as lagoas da cidade limpas e bonitas, prontas à visitação pública, é um trabalho importante, na área ambiental, feito pela Prefeitura de Hortolândia. Nesta semana, o serviço de limpeza do espelho d’água, com a retirada de aguapés bem como de detritos trazidos pelas chuvas – folhas, mato, papéis, objetos plásticos e garrafas pet -, aconteceu tanto nas lagoas do Jardim Amanda, nesta terça-feira (26/10), quanto na do Observatório Parque Escola (antigo Creape), no Jardim Santa Clara, nesta segunda (25/10). A ação é periódica e visa a conservar estes espaços públicos em boas condições ambientais, favoráveis ao uso humano e animal, contribuindo também para reduzir enchentes no entorno.

O trabalho de retirada de material orgânico e reaproveitável, feito pela Secretaria de Serviços Urbanos em cinco lagoas da cidade, conta com o auxílio de um barco, o que facilita a retirada das plantas aquáticas da superfície, assim como de detritos, como latinhas e garrafas pet, descartados irregularmente. Além das duas lagoas mencionadas acima, também são periodicamente limpas as lagoas do Jd. Santa Clara (próxima à farmacêutica EMS); do Parque Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; e do Lago da Fé, no Parque Gabriel. A manutenção da lagoa do Parque Socioambiental Remanso das Águas, no Carmem Cristina, é feita por equipes da Secretaria de Obras.

“Fazemos a conservação e a limpeza para deixar o espelho d’água sem sujeira, não só pela aparência, mas para conservar as lagoas. Isso é para preservar o meio ambiente, por causa dos peixes e pássaros, além de evitar enchentes e o entupimento de galerias pluviais”, afirma o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Segundo ele, a colaboração da população é muito importante. É fundamental que as pessoas evitem o descarte de resíduos reaproveitáveis pelas ruas e o uso de ligações clandestinas de esgoto, que acaba sendo despejado em lagoas e riachos, causando a proliferação de aguapés.