Arquibancada da Praça “A Poderosa” em Hortolândia ganha graffiti com efeito 3D

Projeto da artista “Bromou” faz alusão à campanha de prevenção ao câncer de mama

A Praça “A Poderosa”, um dos símbolos de Hortolândia, vai ganhando vida nova, com as ações de revitalização do espaço, implementadas pela Prefeitura. O cinza da arquibancada, aos poucos, dá lugar às cores da alegria e do alerta em favor da vida. É que a escadaria passa por intervenção artística, alusiva à campanha “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama. A ação iniciada nesta quarta-feira (20/10) integra o Projeto “Arte Por Toda Parte”, promovido pela Secretaria de Cultura.

O trabalho é realizado pela graffiteira “Bromou”, contratada pela pasta para realizar o projeto, que utiliza a técnica 3D (em três dimensões) para criar formas, quando se olha a certa distância. A escolha pela artista se deu em razão de sua experiência em intervenções artísticas em escadarias, levando o efeito 3D para suas obras. Para conferir a intervenção, basta ir até a praça, localizada na Rua Orlando Geraldelli, 270, no Jd. Santa Izabel. A previsão é que a obra esteja concluída até o dia 31 deste mês.

Além de conscientizar a população quanto à doença, a intervenção na praça busca abordar a questão da igualdade de gênero e difundir o graffiti entre as mulheres, fomentando a arte pelo olhar da mulher. Outro objetivo da ação é permitir a interação dos moradores de Hortolândia com o graffiti, de modo a ampliar os conhecimentos acerca dessa forma de arte, que vem ganhando cada vez mais espaço em todo o mundo.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o “Arte Por Toda Parte” procura “levar uma programação cultural ampla e diversificada por toda a cidade, reunindo artes cênicas como a dança e o teatro, artes plásticas, artes literárias, artes tradicionais, valorização da cultura Hip Hop e da cultura tradicional”. A ação faz parte da retomada gradativa das atividades culturais no município, num cenário de restrições trazidas pela pandemia da Covid-19.

“Mais do que um local de passagem, os degraus da arquibancada da Praça A Poderosa estão ganhando cor e arte, com o intuito de dar uma nova cara, mais alegre e colorida, aos espaços urbanos. A arte da renomada artista Bromou mostra o carinho e cuidado que Hortolândia tem com seu patrimônio público”, afirma o secretário de Cultura, Régis A. Bueno.

Sobre a artista

Bruna de Feitas Moreira, ou “Bromou” – como é conhecida no meio – é natural do Rio de Janeiro, mas cresceu em Palmas, no Tocantins, onde vive e trabalha como ilustradora e muralista. O envolvimento com o graffiti começou em 2018 e, desde então, busca retratar as percepções sobre a vida nortista e ilustrar momentos em que a cidade e a natureza se encontram.

Formada em Arquitetura e Urbanismo, utiliza-se da arte de rua como principal ferramenta para cumprir o seu papel social. Para a artista, a cor muitas vezes expressa o sentimento que um lugar lhe provoca e o graffiti traz um respiro, algo lúdico que quebra a agressividade ligada a rotina.