Biblioteca Municipal divulga lista dos livros mais emprestados em setembro

Desta vez, temas como educação, finanças e música conquistaram a atenção dos leitores de Hortolândia

Em busca de uma boa dica de leitura para o final de semana? Que tal dar uma olhada na lista de obras mais emprestadas, divulgada nesta sexta-feira (01/10), pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia? Com a reabertura ao público e a volta dos empréstimos de obras, a Biblioteca Municipal "Terezinha França de Mendonça Duarte" retomou a divulgação do "Ranking da leitura", listagem mensal dos livros mais procurados na unidade.

Em setembro, a fábula infantojuvenil “A festa no céu”, recontada pela autora Ângela Lago, conquistou o topo da lista; em segundo lugar, vem um clássico da ficção científica, “Eu, robô”, de Isaac Asimov, obra que ganhou adaptação cinematográfica; por fim, em terceiro, ficou a biografia “Eu sou Malala: como uma garota defendeu o direito à educação e mudou o mundo”, da ativista paquistanesa, Malala Yousafzai. Dados registrados pela Biblioteca Municipal revelam que, no mês passado, houve 744 empréstimos, cerca de 11% a mais em relação ao mês de agosto.

Na avaliação da equipe da Biblioteca, o ranking de setembro mostra o interesse dos leitores por temas como educação, finanças e música, perfil diferente do verificado nos meses anteriores, em que predominou a opção por livros de ficção de literatura estrangeira. Outro aspecto que chamou atenção naquele mês foi o registro de 78 pedidos de renovações de empréstimos pelo serviço de whastsapp, o BiblioZap - (19) 98970-7332.

“Embora ainda um pouco abaixo do movimento rotineiro antes da pandemia, estamos sentindo um crescimento na procura da biblioteca e nos serviços que ela oferece para facilitar a vida do interagente”, afirma o bibliotecário Rafael Antonio da Silva.

A Biblioteca Municipal fica na Rua Luiz de Camilo Camargo, 581, no piso inferior do Open Shopping, no Centro de Hortolândia. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para serviços como empréstimos, renovações presenciais, cadastro de usuários, o horário vai até 16h50. Para informações e dúvidas o telefone é (19) 3887 1684 e o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.