Barco auxilia equipes da Prefeitura de Hortolândia na limpeza do espelho d’água do Lago da Fé

Parque ao redor do lago passa por obras de ampliação

O trabalho antienchente realizado pela Prefeitura de Hortolândia em diversos trechos do Ribeirão Jacuba, córregos e lagoas da cidade está em uma nova etapa, nesta semana. Com auxílio de um barco, equipes da Administração Municipal fazem a limpeza do espelho d'água do Parque Socioambiental Lago da Fé, maior área de lazer da cidade, localizada na região do Parque Gabriel. O serviço consiste na retirada manual de matéria orgânica como algas, por exemplo, que se acumulam na superfície da lagoa. Também são removidos materiais como latinhas e garrafas pet, descartados irregularmente.

"Esta é mais uma etapa da ação antienchente da Prefeitura de Hortolândia. A iniciativa de realizar a limpeza com barco é inédita e facilita a remoção de materiais, tanto orgânico quanto lixo descartado irregularmente. O trabalho é realizado no tempo de estiagem para que, no período chuvoso, não ocorra enchentes no município. A colaboração da população também é importante, para que não realizem ligações clandestinas de esgoto pois isso ajuda na proliferação de plantas aguapés. Cuidando nos nossos lagos, mantemos as áreas de lazer de Hortolândia sempre limpas, bonitas e bem cuidadas", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

Segue em ritmo acelerado os trabalhos realizados pela Prefeitura de Hortolândia para a ampliação e modernização do Parque Socioambiental Lago da Fé.  A população já observa um trecho de aproximadamente dois quilômetros de pista de caminhada e ciclovia concretados e sinalizados, além de parte do piso intertravado implantado. A areia das quadras esportivas também já foi colocada e estes espaços recebem, atualmente, cercamento com a instalação de alambrados. A ampliação do parque oferecerá cinco quadras de diferentes modalidades (basquete, tênis, vôlei e futsal). O parque também terá academia ao ar livre. A construção de um viveiro no espaço é outra etapa que está avançada. A ampliação do parque também contará com bicicletário, estacionamento, área multiuso e playground. Segundo a Secretaria de Obras, as intervenções devem ser concluídas em seis meses. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, o parque recebeu postes ornamentais bastante altos, que iluminarão com lâmpadas de tecnologia LED a com pista de caminhada. Nas quadras de esportes, os postes são próprios para refletores.

MAIOR ÁREA DE LAZER DE HORTOLÂNDIA

A parte já implantada do Parque Lago da Fé conta com 180 mil metros quadrados de área, incluindo duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres. As lagoas são unidas por um extravasor, espécie de escadaria que serve para amortecer a velocidade da enxurrada nos dias de chuva forte, sistema que evita enchentes na região central de Hortolândia. Nesta nova fase de obras, o parque será prolongado, totalizando uma área de 222 mil metros quadrados quando a obra for finalizada. A área onde o parque será ampliado fica entre o Jd. Novo Cambuí e a avenida Olívio Franceschini.