Projeto Vencemos oferece atividade esportiva para acelerar recuperação de pessoas com sequelas do Coronavírus

Ação lançada pela Prefeitura de Hortolândia acompanhará pessoas encaminhadas pelo Centro de Reabilitação Física

O "Projeto Vencemos", criado pela Prefeitura de Hortolândia por meio da Secretaria de Esportes, chega para ajudar aqueles que ficaram com sequelas causadas pelo Coronavírus a restabelecerem a saúde. Em evento realizado na manhã desta segunda-feira (27/09), seguindo os protocolos sanitários contra a disseminação da COVID-19, as diretrizes do programa foram apresentadas em evento no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, localizado no Jardim Nova Hortolândia.

"O Projeto Vencemos chega num momento importante para que as pessoas que sofreram algum tipo de sequela tenham a condição de se recuperar por meio do esporte. Para isso, a Secretaria de Esportes fez um planejamento para que todas as pessoas possam ser atendidas de forma prática e objetiva. Este projeto me faz lembrar muito dos ensinamentos deixados pelo amigo e ex-secretário de saúde, Dr. Lourenço Daniel Zanardi. Ele que foi o idealizador do programa Viva Mais, que pregava entre outras ações, a prática de atividade física em benefício da saúde. O Dr. Zanardi foi uma das vítimas da Covid-19, assim como o nosso saudoso e amigo prefeito Angelo Perugini. Que possamos, a partir de agora, virar uma chave para que o esporte passe a ser rotina na vida de cada um. Democratizar o acesso ao esporte fará com que a nossa gente passe a ficar mais ativa, o que irá refletir diretamente na saúde de cada um", disse o prefeito José Nazareno Zezé Gomes durante o lançamento do projeto.

O acolhimento para a pessoa que contraiu e venceu a COVID-19, mas que ficou com sequelas, tem como objetivo minimizar o impacto que a doença trouxe a vida deste munícipe. "No projeto, serão oferecidas atividades aeróbicas, alongamento e exercícios de força para a recuperação muscular. A ideia é o acompanhamento de cada caso que chegar até os profissionais de Educação Física, enviados pelos fisioterapeutas do município, que avaliam a necessidade desta pessoa começar a praticar atividades físicas específicas. Estas ações profissionais conjuntas oferecem a chance de melhorar a qualidade de vida desta pessoa", explica o secretário de Esportes, Wilson Amaral.

O Complexo Poliesportivo Nelson Cancian fica localizado na rua João Barreto da Silva, 505, no Jardim Nova Hortolândia. Dúvidas sobre o projeto podem ser esclarecidas, por meio do telefone (19) 3965-1400, no ramal 7409.