Espaços públicos de Hortolândia recebem mutirão de serviços de limpeza e zeladoria

Ação realizada em diversas regiões contribui para manter a cidade bem cuidada

Diversas ações de manutenção, limpeza e zeladoria foram realizadas em diferentes espaços públicos por equipes da Prefeitura de Hortolândia, desde o início desta semana. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a poda do mato, que nesta época do ano evita focos de queimadas e incêndio, foi concluída em áreas verdes dos jardins Minda e Carmen Cristina, além do Parque Socioambiental Remanso das Águas, onde a poda dos galhos das árvores também foi realizada. O mesmo serviço aconteceu em canteiros centrais e calçadas das Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo (Estrada da Granja), na principal praça do Jardim São Sebastião e em uma área verde no Parque Gabriel.

Já a pintura de guias, ação que contribui com a segurança viária, melhorando a visibilidade de pedestres e motoristas, principalmente no período noturno, foi realizada em ruas dos jardins Interlagos e Santa Esmeralda. Durante o feriado, as equipes da Prefeitura continuam cuidando das ruas, avenidas e espaços públicos da cidade com trabalhos para manter a cidade limpa e bem cuidada "Necessitamos que a população descarte lixo e entulho em locais apropriados, como os PEVs. Este simples ato contribui muito para manter a cidade bonita e limpa", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

A população deve utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura para o descarte correto e gratuito dos restos de construção civil. Os espaços funcionam, desde março deste ano, das 9h às 15h, de segunda à sábado. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

O descarte irregular de lixo está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.