Áreas verdes de Hortolândia recebem mutirão de poda do mato e limpeza para evitar focos de queimadas e incêndios

População deve contribuir com descarte regular de materiais nos PEVs

A Prefeitura de Hortolândia intensifica as ações para evitar queimadas nesta época mais seca do ano. De acordo com a Defesa Civil, com os baixos índices de Umidade Relativa do Ar, mais conhecida como URA, o mutirão de poda do mato e a limpeza de áreas são reforçadas, com trabalhos diários em regiões de mata e beira da linha férrea em diferentes regiões da cidade. Nesta quarta-feira (25/08), as ações ocorreram em uma área verde na rua Cerejeira, no Jardim São Sebastião. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, manter o mato baixo e as áreas limpas dificultam o surgimento dos focos de queimadas e incêndio.

"Hoje, também realizamos este serviço em espaços localizados no Jardim São Jorge, na rua Otávio Rosolém, na área próximo a empresa Wickbold, além de locais próximos das indústrias instaladas no Jardim Nova Europa. O serviço continuará intensificado por equipes distribuídas por toda Hortolândia mas, para evitar ainda mais os focos de incêndios e queimadas, necessitamos que a população descarte lixo e entulho em locais apropriados, como os PEVS", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

A população deve utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura para o descarte correto e gratuito dos restos de construção civil. Os espaços funcionam, desde março deste ano, das 9h às 15h, de segunda à sábado. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

O descarte irregular de lixo está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.