Equipe de educação ambiental realiza mais de mil orientações de combate a queimadas em menos de 15 dias

Ações da Prefeitura, iniciadas no começo deste mês, já beneficiaram sete bairros de Hortolândia

No trabalho de combate permanente às queimadas em Hortolândia, equipes de educação ambiental da Prefeitura já visitaram sete bairros, onde realizaram, desde o dia quatro de abril até agora, mais de mil atendimentos de orientação e sensibilização com relação ao tema. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, nestes cerca de 15 dias, foram visitados comércios e casas, em ações porta a porta, nos seguintes bairros: Jardim das Colinas, Jd. São Felipe, Jd. Carmen Cristina, Jd. Minda, Parque Gabriel, Vila São Pedro e Terras de Santa Maria. A campanha seguirá até o dia 10 de maio.

As ações acontecem em pontos estratégicos a fim de sensibilizar a população sobre os riscos que os incêndios representam tanto para a saúde humana quanto para a flora e fauna da cidade. Levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente mostra que, na maioria das vezes, os incêndios são provocados por ação humana, seja por queima de folha, bituca de cigarro ou até mesmo para eliminar lixo parado. Eles ocorrem próximo a matas ciliares, terrenos baldios e locais de descarte irregular de resíduos.

De acordo com a Equipe de Educação Ambiental, as ações têm trazido resultados satisfatórios em relação aos cuidados e ao zelo ao meio ambiente. Relatos espontâneos, feitos pelos próprios moradores, mostram que diariamente eles sofrem com as queimadas ilegais. Para coibir o problema, além de orientar e informar, a Prefeitura também fiscaliza e multa por crimes ambientais. Casos assim podem ser vistos no Diário Oficial Eletrônico do Município, que publicou na edição 2135, do dia 15 deste mês, cinco autuações – três por motivo de queimada, uma por descarte irregular de resíduos e outra por ausência de dispositivo de cobertura de carga no transporte de resíduos.

Para evitar que crimes ambientais como estes se alastrem pelo município, além de dialogar com os moradores, a Equipe de Educação Ambiental entrega fôlderes educativos que orientam e sensibilizam os vizinhos dos lotes com grande ocorrência de queimadas. A ideia é que os proprietários tomem medidas cabíveis e dentro da legalidade para inibir as queimadas.

A Secretaria de Meio Ambiente ressalta a importância da participação efetiva de toda a população, seja por meio de sugestões, seja por meio de denúncias feitas via aplicativo Agenda Verde, disponível tanto na Play Store quanto na Apple Store.