Aplicativo Agenda Verde é ferramenta eficiente contra crimes ambientais

App desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia ajuda população a combater o descarte irregular de resíduos em locais públicos e particulares

O aplicativo Agenda Verde, desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia em 2019, tem se destacado como uma importante ferramenta no enfrentamento ao descarte irregular de resíduos em locais públicos e particulares. Através desta tecnologia, os moradores podem realizar denúncias de crimes ambientais de forma rápida e sigilosa para garantir uma cidade mais limpa. O download do Agenda Verde está disponível nas plataformas Google Play e App Store. Uma vez instalado, basta ficar atento e reportar qualquer indício de crime ambiental.  Para isso, baixar o aplicativo é fácil e gratuito.

A moradora do Jardim São Felipe, Beatriz Trindade, de 45 anos, por exemplo, relatou sua experiência positiva com após utilizar a ferramenta "Abri a denúncia por conta dos descartes irregulares que estavam afetando meu bairro, na rua João Vidal Filho, próximo ao Campo de Futebol. Logo após a comunicação via aplicativo, os fiscais ambientais vieram e resolveram a situação. A Agenda Verde é meu aliado na preservação da cidade que amo. Inclusive, faço questão de incentivar os meus vizinhos a utilizarem. Só uma pena que depois de limpo, sujaram novamente o terreno" destacou. Lembrando que nesta região, a população pode fazer descarte corretamente no PEV (Pontos de Entrega Voluntárias) do bairro Parque Orestes Ongaro.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a identidade dos denunciantes é mantida em total sigilo, garantindo um ambiente seguro para quem deseja contribuir para a preservação ambiental da cidade. As denúncias são encaminhadas à secretaria responsável pela demanda, que as direciona aos órgãos responsáveis pela resolução do problema. Em casos de crimes ambientais, os infratores estão sujeitos a penalidades, incluindo multas. O valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMHs (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,5385), o que corresponde a um valor entre R$ 113,46 e R$ 45.385,00 reais.

A Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento destaca a importância do aplicativo como um elo importante entre a população e o Poder Público. “Crimes como descarte irregular de materiais, incêndios, bueiros entupidos, entre outros, podem ser apontados pela comunidade. A garantia do anonimato é primordial. Os denunciantes podem enviar fotos e textos diretamente pelo aplicativo, que são, então, investigados pela equipe responsável. Em casos de crime ambiental, os infratores estão sujeitos a penalidades financeiras. Queremos mobilizar a população para que participe e se envolva mais na solução de problemas sociais, ambientais e econômicos provocados pelo descarte ilegal e irregular de resíduos em vias, áreas públicas e verdes do município.” ressaltou.

O morador do Jardim São Sebastião, Pedro Neto, de 23 anos, compartilhou sua motivação ao utilizar o aplicativo. “Contribuir para a conscientização e preservação é importante para o futuro sustentável da nossa cidade. Temos que aproveitar esses recursos tecnológicos para lutar a favor da natureza e, assim, deixar nossa cidade mais limpa”, enfatizou.

PEV's

Descartar resíduos de forma consciente e regular em Hortolândia é fácil e gratuito. A população pode utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) para o descarte correto dos restos de construção civil, por exemplo. Os espaços funcionam das 9h às 15h, de segunda a sábado. Para que a população possa realizar o descarte correto de resíduos reaproveitáveis, tais como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, por meio deste LINK.