Ponto MIS e Prefeitura promovem oficina sobre animação em stop motion

Você sabe o que os filmes “A Fuga das Galinhas”, “Coraline e o Mundo Secreto” e “A Noiva Cadáver” têm em comum? Eles foram feitos com a técnica de animação chamada stop motion. Se você quer aprender a fazer a sua própria animação com essa técnica, o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Prefeitura de Hortolândia promovem a oficina “Stop motion: animação em casa”. A oficina será ministrada ao vivo, pelo aplicativo Zoom, entre os dias 14 e 18 deste mês, das 16h às 18h. Os interessados devem escolher o dia em que querem fazer a oficina e fazer a inscrição no link do dia escolhido (veja abaixo). São 50 vagas disponíveis para cada dia. A oficina é para pessoas com idade a partir de 7 anos e professores. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail pela Secretaria de Cultura.

A técnica stop motion é feita por meio de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde um objeto é movido em diferentes posições, dando a impressão de movimento. Isso acontece por causa do fenômeno chamado persistência retiniana, que provoca no cérebro a ilusão de movimento contínuo.

A oficina abordará os conhecimentos básicos sobre animação. Os participantes aprenderão as etapas do processo de criação de um filme de curta duração de animação stop motion, que vão desde a elaboração do roteiro, storyboard (roteiro com esboços das cenas de uma produção audiovisual), desenvolvimento e criação de personagens, criação de cenários, fotografia (quadro a quadro), edição de imagens e sonorização.

Cada participante realizará um filme de animação de, no máximo, 1 minuto que será enviado posteriormente para o Ponto MIS. A oficina será ministrada pela professora Marta Russo, profissional formada em comunicação visual e jornalismo. Ao longo de sua carreira profissional, já ministrou oficinas em importantes organizações e mostras de animação do Brasil.

Confira abaixo as datas das oficinas e os links correspondentes para inscrição:

– Dia 14/06: LINK

– Dia 15/06: LINK