Prefeitura realiza limpeza dos bueiros no bairro Villagio Ghiradelli

A Prefeitura de Hortolândia realiza ações, diariamente, para evitar problemas nas redes de esgoto e águas pluviais em todas as regiões da cidade. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a manutenção evita que materiais descartados irregularmente cheguem até o sistema de afastamento de dejetos, prejudicando o funcionamento. Nesta terça-feira (23/03), o trabalho foi realizado nas bocas de lobo do bairro Villagio Ghiraldelli. A limpeza dos bueiros também evita infiltrações no solo, rompimento das tubulações, além de enchentes e alagamentos causados pelo mau escoamento da água em dias de chuva.

"Precisamos da colaboração da população para não descartar lixo e entulho em ruas, avenidas, praças, parques, áreas verdes e espaços públicos. Este crime ambiental está diretamente ligado ao rompimento das tubulações que entopem e causam infiltrações no solo provocando erosões, enchentes e alagamentos. Continuaremos também as vistorias para evitar o descarte irregular de dejetos no esgoto doméstico, materiais que poluem o meio ambiente", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

No Jardim Minda, as equipes da Administração Municipal realizaram vistoria em um poço de visita, componente do sistema de esgoto e águas pluviais de acesso as tubulações. Nos próximos dias, será realizada a mautenção e a troca da tampa deste componente. As manutenções periódicas nas redes de esgoto e águas pluviais, além de evitar poluição e contribuir com o meio ambiente, ajudam para o município atingir 100% de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, o índice de coleta é de aproximadamente 98% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado já é tratado.

DESCARTE IRREGULAR É CRIME AMBIENTAL

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.