Área pública no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora recebe ação de limpeza e zeladoria

A semana iniciou com mutirão de limpeza e zeladoria no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora. Equipes da Prefeitura estiveram no bairro, na manhã desta segunda-feira (22/02). Uma área pública localizada na Rua Dez, onde era realizado descarte irregular de lixo e entulho, foi limpa pela Administração municipal, com auxílio de uma retroescavadeira para a remoção do lixo. O trabalho no local continua nos próximos dias.

"Materiais como restos de construção civil e lixo doméstico são descartados, diariamente, em espaços públicos e particulares da cidade. Continuaremos com a limpeza nas áreas prejudicadas por esta ação, pois o descarte irregular é crime ambiental. Precisamos do apoio e colaboração da população para mantermos os espaços limpos, bem cuidados e livre de animais peçonhentos que possam transmitir doenças", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

O serviço de zeladoria tem o objetivo de deixar as áreas públicas mais bonitas e conservadas. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a intensificação do trabalho em diferentes bairros da cidade, além de contribuir com a limpeza e o embelezamento, tem o objetivo de prevenir o surgimento de doenças.

Nesta época chuvosa, o mato cresce mais rápido, por isso, é necessário a colaboração da população para não descartar lixo, entulho e resíduos irregularmente. Objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika, garrafas, baldes e outros recipientes precisam ficar protegidos da água da chuva.

PODA DO MATO EM OUTRAS REGIÕES

Além da limpeza no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, o mutirão de poda do mato e limpeza ocorre em diferentes espaços públicos, diariamente. No final de semana, as áreas interna e externa da URE (Usina de Reciclagem de Entulhos), localizada  no Parque Perón, recebeu o serviço. Nesta segunda-feira (22/02), o trabalho foi realizado em praças no Jardim São Sebastião; Jardim Carmen Cristina e na Vila Real. Uma área verde no Jardim São Bento e outra no Parque dos Pinheiros, além de vias no Jardim Santa Esmeralda também receberam a poda do mato e a limpeza.

DESCARTE IRREGULAR É CRIME AMBIENTAL

A ação é crime ambiental sujeito a multa e pode causar enchentes, já que o material acumulado pode ser levado por enxurradas, causando o entupimento das redes de águas pluviais e esgoto, provocando infiltrações no solo e rompimentos nestas redes. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.