Mutirão de poda do mato e limpeza da Prefeitura de Hortolândia chega ao Parque Perón

As equipes da Prefeitura de Hortolândia intensificam o trabalho de poda do mato e limpeza em diversos bairros da cidade. Nesta quarta-feira (10/02), o mutirão de serviços foi realizado em uma área verde no Parque Perón. O bairro foi mais um a receber o trabalho, que acontece diariamente em ruas, avenidas, praças, parque e espaços públicos. "O mutirão acontece todos os dias e é realizado em diferentes regiões com o objetivo de manter a cidade sempre limpa e conservada. Nesta época do ano, com o maior índice de chuvas, o mato cresce mais rápido. Porém, nossas equipes estão atentas ao aumento no volume de trabalho", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

A limpeza e a poda do mato também continua em espaços públicos localizados no bairro Remanso Campineiro; Jardim Amanda; Parque Orestes Ôngaro; Jardim Sumarezinho; e Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, desde o início desta semana, aproximadamente dez bairros já receberam serviços de limpeza e zeladoria. O objetivo da ação é manter as ruas, avenidas, praças, parques, áreas verdes e espaços públicos limpos e conservados, evitando o descarte irregular de lixo e entulho, além de evitar o abrigo de animais peçonhentos que possam transmitir doenças.

"Além da poda, o serviço de varrição também é importante para a cidade se manter limpa. Nesta quarta-feira, a varrição foi realizada em ruas do Jardim Santa Clara do Lago, Jardim Mirante e Jardim Amanda. Este trabalho acontece todos os dias e precisamos da colaboração da população para não descartar materiais irregularmente nos espaços públicos", explica Panício.

Denúncias pelo aplicativo da "Agenda Verde"

O descarte irregular de entulho e resíduos é crime ambiental e está sujeito a multa. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.