Prefeitura inicia a semana com mutirão de limpeza e poda do mato em diferentes bairros

Para manter os espaços públicos da cidade limpos, equipes da Prefeitura de Hortolândia iniciaram a semana com mutirão de poda de mato em diferentes regiões da cidade. O trabalho é realizado em praças, parques, áreas verdes e canteiros centrais de ruas e avenidas. Nesta segunda-feira (08/02), o serviço foi intensificado na praça localizada na rua Domingos Batista de Souza, no Parque Orestes Ôngaro, ao lado da escola do bairro.

Também começaram a semana recebendo poda do mato e limpeza espaços públicos localizados no Jardim Sumarezinho, Jardim do Lago e Jardim Malta. O trabalho continua nos próximos dias em outros bairros da cidade. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o objetivo da ação é manter as ruas, avenidas, praças, parques, áreas verdes e espaços públicos limpos e conservados, evitando o descarte irregular de lixo e entulho, além de evitar o abrigo de animais peçonhentos que possam transmitir doenças.

MAIS LIMPEZA EM TODA A CIDADE

Outro serviço de limpeza e zeladoria realizado, diariamente, em toda a cidade por equipes da Administração Municipal é a varrição dos espaços públicos. Nesta segunda-feira, foi recolhida grande quantidade de lixo, material orgânico e materiais descartados irregularmente ao redor da lagoa do Jardim Amanda, e na Praça da Matriz, na Vila Real.

"A ação é feita em maior escala nesta época do ano por conta das quedas das folhas das árvores, com as fortes chuvas que atingem a cidade, além de ter a função de evitar que materiais descartados irregularmente nas ruas como garrafas pets e latinhas, por exemplo, possam entupir as redes de águas pluvias e as bocas de lobo, com a força da água das enxurradas, provocando alagamentos, rompimento de tubulações e infiltrações no solo. Jovens ficam nas praças, principalmente aos finais de semana, portanto, pedimos a colaboração deles para o descarte correto do lixo nas lixeiras implantadas nestes locais", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Denúncias pelo aplicativo da "Agenda Verde"

O descarte irregular de entulho e resíduos é crime ambiental e está sujeito a multa. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.