Lagoa do Jd. Amanda e diversos pontos da cidade recebem mutirão de limpeza e poda do mato

A lagoa do Jardim Amanda recebe, periodicamente, a retirada de materiais descartados irregularmente além da remoção de matéria orgânica no espelho da água.  Nesta quarta-feira (03/02), a área de lazer localizada próxima à rua Duque de Caxias recebeu um mutirão de limpeza e poda do mato realizado por equipes da Prefeitura de Hortolândia.  O objetivo da ação é permitir maior fluidez da água e evitar acúmulo de resíduos que possam causar enchentes, uma vez que, no verão, as chuvas têm grandes volumes. O trabalho continuará pelos próximos dias.

REVITALIZAÇÃO DE TODO O ESPAÇO

A limpeza faz parte das ações realizadas pela Administração na principal área de lazer do bairro, desde 2019. As melhorias começaram com a retirada das plantas aguapés, que cresceram no local devido ao descarte irregular de esgoto doméstico no espelho d´água. Equipes da Prefeitura intensificaram a fiscalização contra este tipo de crime ambiental e, de acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, aproximadamente mil residências com pontos de descartes irregulares foram notificadas.

A área também recebeu um novo sistema de iluminação. A Prefeitura entregou para a população, no final de 2019, um espaço melhor iluminado, com mais segurança para a população aproveitar, mesmo à noite. Ao todo, são 28 postes decorativos com quatro metros de altura, 54 postes de 12 metros de altura, 24 projetores nas quadras, e 34 projetores de piso. Além disso, foram instalados banquinhos e mesinhas de madeira para o descanso. A poda do mato é realizada periodicamente no espaço.

MAIS LIMPEZA EM OUTROS PONTOS DA CIDADE

Além do Jardim Amanda, também nesta quarta-feira, mutirão de limpeza e poda do mato também foi realizado em áreas verdes, praças, parques, espaços públicos e canteiros centrais de ruas e avenidas no Jardim Sumarezinho, Parque Perón, Parque Orestes Ongaro, Jardim Rosolém, Jardim de Mônaco e na lagoa do Jardim São Bento.

Desde o início da semana, outros mutirões de limpeza e poda do mato foram realizados em espaços públicos no Jardim Carmen Cristina, Remanso Campineiro, Jardim Nova Hortolândia, Jardim Santa Emília, Jardim Estefânia e em toda extensão da avenida Olívio Franceschini.

COLABORAÇÃO

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

"Descartar irregularmente lixo, restos de construção civíl, garrafas pets e outros materiais em ruas, avenidas, áreas verdes e espaços públicos em geral, principalmente nesta época de fortes chuvas, causa enchentes e alagamentos já que estes materiais prejudicam na vazão da água. Além disso, essa ação contribui para o aparecimento de animais peçonhentos que transmitem doenças. Precisamos do apoio de todos para que a cidade permaneça limpa e bem cuidada", observa o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.