Prefeitura inicia instalação de postes para nova iluminação no Pq. Socioambiental Chico Mendes

Foi iniciada por equipes da Prefeitura de Hortolândia, na tarde desta segunda-feira (25/01), a instalação dos postes ornamentais com lâmpadas de LED na área de lazer e entorno do Parque Chico Mendes, na região central da cidade. De acordo com a Secretaria de Obras, na intervenção em andamento no espaço de lazer, serão instalados aproximadamente 140 novos postes de tamanhos variados entre 4 e 12 metros de altura,  possibilitando ampla abrangência do potencial de luminosidade, inclusive na  área abaixo da copa das árvores. A expectativa é que até o final desta semana os postes já estejam instalados.

A obra de modernização e ampliação do sistema de iluminação do Parque é uma ação realizada por meio de uma PPP (Parceria Público Privada), que realizará diversas obras de modernização da iluminação pública na cidade. A ação no espaço público de lazer é a primeira desta série de obras que irão trazer mais segurança e luminosidade para espaços públicos. Com a PPP, a Administração Municipal já realiza a troca das luzes de todos os postes da cidade, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio por luminárias LED, que garantem maior potencial de luminosidade com economia para o município.

A obra de modernização do sistema de iluminação do Parque Socioambiental Chico Mendes reaproveitará, ainda, os postes já existentes no local: são três estruturas próximas da academia da melhor idade, que receberão luminárias LED, favorecendo o uso do espaço, mesmo à noite, para a prática de atividades físicas. O trabalho completo deve ser concluído no início de fevereiro.

Novas etapas contemplarão outros locais

Numa segunda etapa da modernização, será possível o monitoramento inteligente de cada ponto de luz. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, com o avanço das ações da PPP nas ruas , parque e praças da cidade, todos os postes receberão transmissores de dados, equipamentos capazes de reduzir o nível de luminosidade das lâmpadas nos horários em que há menos fluxo de pessoas nas avenidas e parques, colaborando para a economia de energia. Além disso, será possível monitorar falhas, como lâmpadas queimadas, o que garantirá manutenção mais rápida, além de eficiência energética.

Outra possibilidade é a utilização destes transmissores para serviços de diversas naturezas, como monitoramento de queimadas com sensores de fumaça. Essa ação coloca Hortolândia na lista das cidades inteligentes do Brasil, cujo conceito é justamente usar tipos diferentes de sensores eletrônicos para coletar dados e gerenciar recursos de forma eficiente.