Prefeitura de Hortolândia realiza mutirão de limpeza de bueiro e poda do mato

Os serviços da Prefeitura de Hortolândia para evitar alagamentos e deterioração nas redes de esgoto e águas pluviais nesta época de chuva continuam. Durante toda a semana, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos realizaram a limpeza de bueiros em diferentes regiões da cidade. O trabalho foi concluído em ruas do Jardim São Jorge e Parque Orestes Ongaro, além de vistorias realizadas no Jardim Aline e Parque do Horto. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, os objetivos das ações são evitar problemas como infiltração nas tubulações que entopem com garrafas pets, por exemplo. Materiais descartados irregularmente, com a força da água, acabam indo parar diretamente no sistema de drenagem da cidade prejudicando a vazão e causando uma série de problemas.

"Em virtudes da fortes chuvas e acúmulo de terra e lixo, os bueiros entopem. A Prefeitura está  limpando, mas precisamos do apoio da população, não jogando lixo nas ruas, terrenos, praças, parques e áreas verdes. Só assim, juntos, podemos evitar alagamentos e outros problemas que surgem a partir deste descarte irregular. Esta ação é crime ambiental", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

PODA DO MATO

Além do mutirão de limpeza e vistorias dos bueiros, durante toda a sexta-feira (22/01), o canteiro central da avenida da Emancipação recebeu poda do mato e limpeza. O trabalho está em grande volume já que, nesta época do ano, o mato cresce em maior quantidade também devido as chuvas. A ação, além de manter a cidade limpa e bem cuidada, evita o abrigo de animais peçonhentos que possam transmitir doenças como a Dengue.