Praça da região Central e diversos espaços públicos recebem mutirão de poda do mato e limpeza

Equipes da Prefeitura de Hortolândia realizaram, nesta quinta-feira (10/12), um mutirão de poda do mato e limpeza na "Praça da Neusa", localizada na região Central. A ação faz parte do pojeto de zeladoria, revitalização, cuidados diários e ocupação das praças da cidade como áreas de lazer para a família. "A limpeza e o trabalho de zeladoria é realizado, diariamente, em espaços públicos de diversas regiões da cidade. Manter nossas praças em condições é importante para que os locais fiquem atrativos para as famílias. Precisamos do apoio da população para que o espaço seja preservado", observa o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, estes serviços são permanentes e continuam na região e em outros bairros da cidade nos próximos dias. O objetivo é manter os espaços públicos em condições de uso e a cidade limpa, evitando focos de doenças, como a Dengue ou outras transmitidas por animais peçonhentos, além de queimadas, incêndios que acontecem com acúmulo de matéria orgânica ou descartes irregulares de objetos, além das enchentes, causadas pelos materiais descartados irregularmente que entopem as redes de águas pluviais e esgoto, causando infiltrações no solo e impedindo a vazão das águas, principalmente nesta época do ano.

Mais locais recebem poda do mato e limpeza

Além da "Praça da Neusa" na região Central, receberam poda do mato e limpeza espaços públicos em diferentes bairros da cidade. A ação foi concluída na área externa da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no Jardim Amanda; no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; na praça da Vila Guedes; no Jardim Firenze, próximo ao Fórum Municipal; em uma área verde do Jardim Novo Ângulo; e na avenida Olívio Franceschini, próximo ao paço municipal Palácio das Águas.

Descarte irregular é crime

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.