Prefeitura intensifica ações de zeladoria em unidades de saúde da cidade

O cuidado e a zeladoria da Prefeitura de Hortolândia nos espaços públicos da cidade segue intensificado. As unidades de saúde também recebem, semanalmente, serviços de limpeza e poda do mato. Nesta quinta-feira (03/12), o trabalho foi realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) Taquara Branca. Esta e as demais unidades de saúde da cidade receberam, também, a descontaminação das áreas externas para evitar a disseminação do Coronavírus. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, todos os espaços tem ações constantes tanto de descontaminação quanto de limpeza e poda do mato, de acordo com cronograma elaborado pela Secretaria.

"Intensificamos o trabalho de zeladoria, limpeza e poda do mato nas diversas unidades de saúde do município seguindo um cronograma. O trabalho acontece periodicamente. É muito importante que estes locais estejam sempre aptos a receber a população. O serviço de descontaminação é realizado desde março e também continua por tempo indeterminado", explica o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Outros locais também recebem serviços

Além da unidade de saúde do Taquara Branca, a poda do mato e a limpeza também foi realizada ao redor da academia ao ar livre instalada no mesmo bairro.

O serviço de limpeza também foi executado nos canteiros da avenida da Emancipação, em frente a EMS; no Jardim Rosolém, próximo ao Banco Santander; na avenida Joaquim Martarolli, ao lado do Parque Socioambiental Lago da Fé; e na rua da Cobrasma, no Jardim Primavera. O trabalho continua nos próximos dias em diferentes regiões da cidade. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho é intensificado no período das fortes chuvas, quando o mato cresce com mais rapidez. O objetivo é evitar o descarte irregular de lixo e entulho, minimizando a ocorrência de enchentes e alagamentos.

"Contamos com o apoio da população. Ao descartar lixo e entulho em áreas verdes, praças, parques e nas vias da cidade, o munícipe, além de cometer um crime ambiental, contribui para o surgimento das enchentes já que estes materiais são levados pelas enxurradas e acabam entupindo as redes de águas pluviais, prejudicando o escoamento, causando infiltrações no solo, estourando as tubulações subterrâneas e provocando alagamentos", analisou Silva.

Denúncias pelo aplicativo da "Agenda Verde"

O descarte irregular de entulho e resíduos é crime ambiental e está sujeito a multa. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.