Mutirão de limpeza, poda do mato e zeladoria passa por mais em oito bairros

O mutirão diário de zeladoria, limpeza e poda do mato realizado pela Prefeitura de Hortolândia beneficia mais oito bairros da cidade: Jd. Ricardo, Jd. Novo Ângulo, Nova América, Jd. Amanda, Santa Clara do Lago, Jd. Brasil, Remanso Campineiro e Vila Real. Desde segunda-feira (11/08), equipes da Administração Municipal realizam serviços de poda do mato, limpeza e zeladoria, em diversas regiões da cidade. O serviço é iniciado nas primeiras horas da manhã e passa por áreas verdes, canteiros centrais de ruas e avenidas, além dos outros espaços públicos.

“Estes trabalhos são permanentes e continuam, inclusive aos finais de semana, em diferentes regiões. O objetivo é manter a cidade limpa, conservada e, consequentemente, longe de doenças como a Dengue ou outras transmitidas por animais peçonhentos e focos de queimada e incêndios", explica o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Descarte irregular é crime e provoca incêndio

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

"Ao não praticar este crime ambiental, além de valorizar o trabalho dos nossos colaboradores que ‘suam a camisa’ para manter a cidade limpa, o munícipe contribui com o meio ambiente e evita a proliferação de doenças. Precisamos da colaboração da população, inclusive para não descartar irregularmente lixo, entulho e outros resíduos. Além das ruas e avenidas, praças, parques e áreas verdes da cidade também sofrem com este tipo de crime ambiental e essas ações dificultam que o trabalho de limpeza e poda do mato seja realizado", afirma Silva.