Com aulas online, Educação de Jovens e Adultos forma mais de 100 alunos

Com muita emoção e dedicação, 134 alunos da rede municipal se formam, nesta segunda-feira (27/07), na EJA (Educação de Jovens e Adultos), modalidade de ensino oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Hortolândia. Com a suspensão das aulas presenciais, medida adotada para conter a disseminação do Coronavírus, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia adotou, desde o dia 23 de março, meios remotos que possibilitaram a continuidade dos estudos.

Os mais de cem alunos que completaram o nono ano do Ensino Fundamental, por meio da EJA, neste semestre, receberão o certificado de conclusão. Para evitar aglomerações, na retirada dos históricos escolares, que permitirão a continuidade dos estudos no Ensino Médio, os gestores entrarão em contato com os alunos para organizar a entrega, agendando data e horário. Para a prevenção, será necessário comparecer utilizando máscara de proteção, higienizar as mãos com álcool em gel, manter distanciamento social e levar a própria caneta. Neste período de aulas presenciais suspensas, as escolas estão abertas das 9h às 15h.

Para dar continuidade às aulas, os gestores e professores das escolas foram fundamentais para auxiliar na condução deste processo. A modalidade de Educação de Jovens e Adultos é uma  aprendizagem desafiadora, que necessita de aulas mais práticas e dinâmicas, pois os alunos trabalham durante o dia e estudam à noite. Por isso, oferecer aulas online, para os profissionais, exigiu ainda mais criatividade.

Para a assistente de direção da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, Dairce de Oliveira Iembo, este ano o trabalho foi de extrema dedicação da equipe dos professores e da gestão escolar. “Nós buscamos atingir todos os alunos, através do uso do blog, do WhatsApp, ligações e, também, disponibilizando aos alunos atividades impressas. Fizemos uma força-tarefa para as avaliações, disponibilizando na escola, para os alunos que podiam vir retirar, e levamos até as casas dos idosos ou dos que não tinham como vir buscar. Para o segundo semestre, vamos intensificar ainda mais este trabalho. Nosso foco é atender 100% dos nossos alunos”, ressaltou a gestora.

Para os profissionais da Educação, o desafio de ensinar de maneira remota aos alunos da EJA foi um tempo de descoberta e reinvenção. Para o professor de Língua Portuguesa, da Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim, Jefferson Barbosa de Souza está sendo gratificante saber que seus alunos estão bem e poder aprender e inovar.

“Um ponto positivo durante esse período foi a possibilidade de nos reinventarmos e aprendermos a usar novas ferramentas, principalmente as tecnológicas, também utilizando novos métodos de ensinar e aprender na Educação de Jovens e Adultos. Nós tivemos que sair da nossa zona de conforto, para conseguir engajar e transmitir novos conhecimentos aos alunos, e, acima de tudo, manter o contato e saber que o nosso aluno está bem e se cuidando em casa”, disse o professor.

Este ano, por conta da COVID-19 e do distanciamento social, os alunos não terão o evento de solenidade tradicional, realizado em cada semestre, mas o sentimento que fica é ainda de muita alegria e vitória. Para a aluna Mônica Coelho Costa, da Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim, essa fase de fazer as aulas em casa foi difícil, mas o amor pelos estudos e a vontade de aprender e de continuar, alcançando até o diploma  do Ensino médio e de nível superior é ainda maior.

“Retornar os estudos foi a melhor coisa que eu fiz. Na verdade, a escola era como estar numa segunda casa e lá encontramos pessoas que farão parte das nossas vidas para sempre. Me fez muito bem voltar aos estudos. Até com a minha timidez ajudou, me soltei mais. Sou uma nova pessoa. Eu agradeço aos professores e a todos os demais funcionários, que trabalham para concretizar nossos sonhos”, disse Mônica que tem 48 anos e é autônoma.

A EJA é voltada a pessoas, a partir de 15 anos, que não puderam completar os estudos na idade adequada. As aulas apresentam conteúdos que vão do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. O objetivo é fazer jovens e adultos voltarem à sala de aula, de forma gratuita, para que ampliem os horizontes pessoais e profissionais. O segundo semestre da EJA, para os novos alunos matriculados e para os que darão continuidade aos estudos, as aulas iniciam a partir desta terça-feira (28/07).

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, foi tempo de reaprender e utilizar a tecnologia para o ensino a distância neste período difícil da pandemia. "Eu parabenizo a equipe da Educação, gestores, professores e cada aluno que se dedicou e teve garra de não desistir e sim persistir, sabendo que os estudos são valiosos na construção de uma sociedade mais justa, com ênfase na qualidade cultural, econômica, social e educacional", destacou.

Veja abaixo as escolas municipais que oferecem a EJA:

Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira - Rua Aurora P. Tanachi, 995, Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, telefone: 3819-6093

Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani - Rua Lealdo José dos Santos, 170, Jd. Sumarezinho, telefone: 3809-2010

Emef Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim - Rua Maria de Lourdes Cangleriane Cancian, 92, Remanso Campineiro, telefone: 3865-2844

Emef Jd. Amanda I (CAIC) - Av. Graciliano Ramos, 698, Jd. Amanda, telefone: 3897-6055