Estudantes da EJA participam de vivências em jogos africanos

Atividades integram as ações de celebração do Mês da Consciência Negra na educação municipal de Hortolândia

Estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nicolas Thiago dos Santos Lofrani, no Jd. Sumarezinho, participaram, nesta quinta-feira (16/11), do último dia de atividades de vivências em jogos africanos. A ação faz parte das comemorações pelo Mês da Consciência Negra, no âmbito da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

A iniciativa da Prefeitura, promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, contou com a colaboração do Compirh (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia) e buscou promover um momento de resgate e diversidade cultural africana. A ação foi conduzida pela formadora e professora Elizabeth Conceição Alves, com coordenação do Professor Adelson Santos, referência de arte do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, e buscou não apenas entreter os cerca de 315 estudantes das quatro unidades da EJA, como também promover uma imersão dos alunos nos jogos africanos, resgatando tradições e fornecendo um conhecimento mais amplo sobre a África e seus descendentes.

O calendário incluiu visitas às Emefs Caio Fernando Gomes Pereira, na quinta-feira passada (08/11); Marleciene Priscila Presta Bonfim, na sexta (09/11), e Jardim Amanda I – CAIC, nesta terça (14/11), finalizando pela Emef Nicolas, nesta quinta (16/11). A iniciativa celebra o Dia da Consciência Negra, que será na segunda-feira (20/11), e reforça o compromisso com a promoção da igualdade racial, enriquecendo a experiência educativa dos estudantes da EJA.

Entre os jogos que integraram a atividade estão “Amarelinha Africana”, “Terra-mar”, “Si Mama Kaa’ (Tanzânia) e “Segure o Bastão”. As regras foram discutidas em diálogo com os estudantes, que aprenderam também um pouco sobre a história de cada jogo. Os profissionais de educação de cada unidade escolar também contribuíram na organização das vivências em jogos africanos.

"A atividade sobre jogos africanos foi uma ótima oportunidade de valorizar um outro lado da cultura africana,  que muitas vezes não é abordado ao se trabalhar os costumes africanos. Foi legal perceber o quanto temos de semelhante em nossas brincadeiras,  mesmo com nomes diferentes, a essência das brincadeiras se mostra bem parecida. Foi uma outra maneira de perceber a nossa inter-relação. Parabéns também à professora Beth pela desenvoltura e domínio na condução das atividades", ressaltou o Prof. Fabiano Biudes, da Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani.

“Gostei muito da atividade, foi muito significativa. São brincadeiras que eu nunca tinha visto. Eu não tive oportunidade de brincar na infância. Minha infância foi só pegar em cabo de inchada. Então eu vejo hoje como o brincar é importante. Achava também que as brincadeiras eram só jogar bola, mas vou usar essa atividade de hoje e brincar com meus filhos”, destacou o estudante do 9° ano da Emef Jardim Amanda I – CAIC, Edvaldo Filgueira Alves.

EJA está com inscrições abertas para 2024

A Prefeitura abriu inscrições para ingresso na EJA, no primeiro semestre de 2024. A modalidade de ensino é oferecida gratuitamente em quatro escolas polos da Prefeitura. Há mais de 500 vagas disponíveis, abrangendo tanto a EJA I (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), quanto a EJA II (do 6º ao 9º ano). Podem se inscrever jovens com 15 anos completos ou mais, assim como pessoas adultas, moradoras de Hortolândia.

Para se inscrever é preciso preencher o formulário disponível neste link ( abre.ai/matriculaeja ) e aguardar o contato de algum responsável da escola para a matrícula. Outra opção é ir até uma das escolas polo (veja abaixo), de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 22h, levando documentos pessoais.

Veja abaixo as escolas polo que oferecem EJA:

• Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim - (19) 3865-2844  - R. Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro

• Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – (19) 3809-2010 - R. Lealdo José dos Santos, 170, Jardim Sumarezinho

• Emef Jardim Amanda I (CAIC) – 3897-6055 - Rua Graciliano Ramos, 689, Jardim Amanda I

• Emef Caio Fernando Gomes Pereira – (19) 3819-6093 - Rua Aurora Prado Tanachi, 995, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora