Chega ao fim formação continuada sobre tecnologia maker voltada a professores da EJA Hortolândia

Terceiro e último módulo, ministrado por profissionais do Instituto Federal e iniciado na terça (21/11), acaba na noite desta sexta-feira (24/11)

Dezoito professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Hortolândia, modalidade de ensino disponibilizada pela Prefeitura, participam, nesta semana, do terceiro e último módulo da formação continuada sobre a tecnologia maker, ministrada por profissionais do câmpus local do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). Iniciadas na terça (21/11), as aulas, que se encerram na noite desta sexta-feira (24/11), contam também com a participação de estudantes da EJA, uma vez que as atividades têm acontecido, de maneira alternada, nas quatro unidades polo da modalidade (veja abaixo).

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no módulo final, intitulado de “Consolidação de ideias”, a formação busca “consolidar as ideias pensadas e organizar as ações pedagógicas com o uso do material produzido”. Nos anteriores, o foco foi a “Apresentação do espaço maker” (módulo 1) e “Proposição e desenho de produtos educacionais” (módulo 2). Além de possibilitar a produção de materiais didáticos que colaborem com uma educação emancipadora, a formação buscou, ao longo das três etapas, propiciar vivências e adoção de novas tecnologias em sala de aula e contribuir para o aprimoramento de habilidades pedagógicas e metodologias de ensino inovadoras.

“A formação continuada é uma constante necessidade do trabalho docente, mas ela encontra desafios relacionados ao tempo e formato adequado para a realidade da prática pedagógica. Considerando os momentos de formação já presentes na jornada de trabalho dos docentes da EJA, foi possível pensar nesta ação formativa. As oficinas possibilitaram a conexão dos saberes dos formadores com os saberes e necessidades reais da sala de aula, de modo a produzir um material didático atrativo e coerente, tanto para o público alvo, quanto para o currículo escolar. Uma experiência exitosa que será cada vez mais aprimorada de modo a contribuir com a formação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Hortolândia. O Instituto Federal tem um compromisso com ações que envolvam o acesso e permanência destes estudantes, firmado no acordo de cooperação estabelecido com a prefeitura da cidade”, avalia a Diretora Adjunta Educacional, Kênia Cristina Pereira Silva.

Para a Professora da EJA I, Elisângela do Carmo Cavallaro Gonçalves, lotada na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nicolas Thiago dos Santos Lofrani, “a formação continuada em parceria com o Instituto Federal contribuiu de forma significativa para a minha experiência, em relação à elaboração de materiais concretos para trabalhar como apoio pedagógico com os estudantes da EJA. É necessária a atualização e capacitação contínua para ampliarmos e oferecermos diversas oportunidades de aprendizagem a nossos estudantes e a elaboração e construção da proposta deste material didático, nos possibilitou que isso acontecesse”, afirmou a docente.

EJA está com inscrições abertas para 2024

A Prefeitura abriu inscrições para ingresso na EJA, no primeiro semestre de 2024. A modalidade de ensino é oferecida gratuitamente em quatro escolas polos da Prefeitura. Há mais de 500 vagas disponíveis, abrangendo tanto a EJA I (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), quanto a EJA II (do 6º ao 9º ano). Podem se inscrever jovens com 15 anos completos ou mais, assim como pessoas adultas, moradoras de Hortolândia.

Para se inscrever é preciso preencher o formulário disponível neste link ( abre.ai/matriculaeja ) e aguardar o contato de algum responsável da escola para a matrícula. Outra opção é ir até uma das escolas polo (veja abaixo), de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 22h, levando documentos pessoais.

Veja abaixo as escolas polo que oferecem EJA:

• Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim - (19) 3865-2844  - R. Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro

• Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – (19) 3809-2010 - R. Lealdo José dos Santos, 170, Jardim Sumarezinho

• Emef Jardim Amanda I (CAIC) – 3897-6055 - Rua Graciliano Ramos, 689, Jardim Amanda I

• Emef Caio Fernando Gomes Pereira – (19) 3819-6093 - Rua Aurora Prado Tanachi, 995, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora