Espaços públicos de Hortolândia ganham lixeiras para auxiliar na limpeza urbana

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta quinta-feira (02/07), a instalação de 68 lixeiras obtidas pelo município, por meio de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Urbanos, responsável pela execução do serviço. O trabalho continua nos próximos dias, sendo que a prioridade é fixar os equipamentos em espaços públicos, parques e praças por toda a cidade.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as lixeiras possuem 40 centímetros de altura com a "boca" de 32 centímetros. O objetivo da ação é manter a cidade limpa, despertando na população a consciência de evitar o descarte irregular de lixo em vias e espaços públicos de Hortolândia.

Retomada da coleta seletiva é mais uma ação de sustentabilidade

Além da instalação das lixeiras, a Prefeitura de Hortolândia retomou, nesta quarta-feira (01/07), o serviço de coleta seletiva realizado por meio dos LEVs (Locais de Entrega Voluntária). A ação estava suspensa desde abril, para conter a disseminação da COVID-19.

A iniciativa segue as recomendações do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) e prevê o retorno de forma gradativa das atividades da Cooperuni (Cooperativa de Produção, Coleta, Manuseio, Processamento e Comercialização de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis Unidos para Vencer), parceira da Prefeitura. A medida visa garantir a proteção da saúde pública, dos colaboradores e a prevenção da disseminação do vírus.

Todos os resíduos recicláveis que forem coletados nos LEVs serão destinados para a cooperativa. Os resíduos serão acondicionados em sacolões (big bags) por dois coletores cedidos pela empresa prestadora dos serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos no município, utilizando todos os equipamentos necessários para a sua segurança, a fim de que seja realizada a quarentena de 72 horas para posterior manuseio pelas cooperadas.

Nesta etapa, o plano segue as diretrizes técnicas e jurídicas para a coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis durante a pandemia de COVID-19, elaborada pelo Conselho Nacional do Ministério Público

O serviço de coleta seletiva porta a porta, oferecido em 32 bairros e 13 condomínios da cidade, permanece suspenso, mas os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis) continuam em funcionamento, em horário normal de atendimento.