População poderá escolher o nome de um dos cães que integrará o canil da Guarda Municipal

Hortolândia agora tem dois novos “protetores”: Sheik, um pastor-belga Malinois, que ajudará no combate à criminalidade, e um border collier, ainda sem nome, que divertirá a criançada, com um festival de acrobacias, movimentos e muita fofura. Os cães, doados à Prefeitura, integram o recém-criado canil da GM (Guarda Municipal), localizado na sede da corporação, na avenida da Emancipação, próximo à indústria farmacêutica EMS.

Para escolher o nome do border collier, a Prefeitura lançou, nas redes sociais, um "Cãocurso", já em andamento no Instagram oficial da Administração Municipal. Para participar, basta acessar https://www.instagram.com/prefeitura.hortolandia/ e escolher o nome do "showdog".

"É muito importante a aquisição deste canil para Hortolândia. A cidade possui um novo ‘amigo’ para o combate ao crime, principalmente o tráfico de drogas. O Sheik nos ajudará nesta missão. Já o border collier fará shows e eventos que divertirão a todos. Estamos felizes por contar com nossos novos companheiros", explica a comandante da Guarda Municipal, Michele Cardena Quinette.

Os cachorros foram doados à Guarda Municipal, que providenciará um curso de adestramento para dois agentes. Eles serão os responsáveis pela condução dos animais durante as ações. A corporação nunca havia possuído um canil antes. De acordo com a Secretaria de Segurança, a atitude, pioneira para Hortolândia, levará proteção à população e aos próprios agentes, além do entretenimento em diversas ações que podem ser realizadas com o "showdog".

"Esperamos que a população participe da escolha do nome de nosso novo ‘amigo’. Contamos com a votação de todos", convida Michele.

Prefeitura investe em segurança para a cidade

Além da criação do canil, para contribuir com a queda dos índices de criminalidade, a Prefeitura de Hortolândia implantou e colocou em funcionamento, as câmeras do tipo OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) nas entradas e saídas da cidade. As OCRs identificam rapidamente veículos furtados e roubados, utilizando imagens em tempo real e sistema de georreferenciamento. Os casos são informados às autoridades policiais, que conseguem atuar com mais rapidez na resolução dos problemas. Outra ação que amplia a segurança, já em andamento, é a implantação de lâmpadas de LED em vias e áreas públicas. As luminárias garantem mais luminosidade e geram economia com energia.

O munícipe que necessitar dos serviços da Guarda Municipal pode solicitar e realizar denúncias, a qualquer hora do dia ou da noite, pelo telefone 153 ou 0800-111-580.