Prefeitura pede a colaboração da população contra aglomerações no feriado prolongado de Corpus Christi

Mesmo com a flexibilização para o funcionamento do comércio no município, a Prefeitura de Hortolândia conta com a colaboração da população para evitar aglomerações, em espaços públicos e privados, durante o feriadão de "Corpus Christi", que vai desta quinta-feira (11/06) até o domingo (14/06), uma vez que na sexta-feira, haverá ponto facultativo na cidade. De acordo com a Secretaria de Segurança, o número de ocorrências ligadas à aglomeração de pessoas e perturbação de sossego vem aumentando a cada feriado e, no final de semana passado, bateu recorde. Para evitar o problema, a Guarda Municipal fará patrulhamento em todas as regiões e receberá denúncias da população.

"Pedimos que as pessoas evitem festas e aglomerações nos espaços privados e públicos. Mesmo com a flexibilização do comércio, é importante que elas evitem esta ação para proteção contra a disseminação do Coronavírus", explica a comandante da Guarda Municipal, Michele Cardena Quinette.

O final de semana passado teve recorde de denúncias de aglomerações. De acordo com a Secretaria de Segurança, de sexta-feira a domingo (05 a 07/06),  as guarnições da Guarda Municipal atenderam 76 denúncias ligadas a aglomeração de pessoas e perturbação do sossego, em diversas regiões da cidade. Só no domingo, foram 38 ocorrências verificadas pelos agentes da segurança pública. Desde janeiro deste ano, a Guarda Municipal já registrou 1.307 chamadas ligadas a este tipo de delito.

Durante o feriado de comemoração dos 29 anos de emancipação política de Hortolândia, ocorrido no dia 19 de maio, foi registrado um alto número de denúncias deste tipo de ação. Houve 69 chamadas de ocorrências, mesmo com a ação intensiva da fiscalização para manter a população em segurança e evitar a disseminação do Coronavírus na cidade.

O total de ocorrências deste tipo, durante o final de semana do Dia das Mães, foi de 74 chamadas. No primeiro final de semana do mês passado, foram 49 ocorrências de perturbação de sossego e aglomerações. "Percebemos que os números estão só aumentando, mesmo com a pandemia apresentando alto número de infectados", analisou Michele.

O munícipe que flagrar essa situação pode  denunciar os infratores, que podem ser levados à delegacia. Denúncias que caracterizem aglomeração de pessoas ou perturbação de sossego podem ser feitas à corporação, a qualquer hora do dia ou da noite, pelo telefone 153 ou 0800-111-580.