Ainda há vagas disponíveis para cursos livres e profissionalizantes da Cultura

Você tem vontade de aprender alguma atividade artística? Então, aproveite para se inscrever nos cursos livres e profissionalizantes que a Prefeitura de Hortolândia oferece em três espaços municipais. De acordo com a Secretaria de Cultura, ainda há um total de 100 vagas disponíveis para os cursos livres arte para crianças, balé, canto coral, dança de rua, dança sertaneja, dança do ventre, musicalização infantil e teatro iniciação, e para os cursos profissionalizantes (Formações Culturais) de arte dramática e de dança. Todos os cursos são gratuitos e para pessoas de diferentes idades: crianças, jovens, adultos e idosos. As aulas dos cursos começam no dia 17/02.

Os interessados devem ir a um dos espaços da Prefeitura que oferece o curso desejado para fazer a inscrição. Para se inscrever é necessário levar uma foto 3X4, cópia da Carteira de Identidade (RG) ou da Certidão de Nascimento, e cópia de comprovante de endereço. Em caso de menor de idade, o responsável deve levar cópia de sua Carteira de Identidade.

Os cursos livres têm duração de um semestre. Já os profissionalizantes (Formações Culturais) têm duração mínima de quatro semestres, com carga horária de 1.160 horas.

Os cursos profissionalizantes têm componentes curriculares práticos e teóricos. O aprendiz pode optar por cursar de uma a cinco componentes curriculares oferecidos no semestre, de acordo com seu interesse e disponibilidade. Ele pode ainda complementar a formação com atividades extra-curriculares promovidas pela Prefeitura. Não é obrigatório cursar todas os componentes para ter direito ao histórico escolar.

Por meio dos cursos profissionalizantes, o aprendiz pode solicitar o registro profissional (DRT) junto ao SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de SP) e ao SindDança (Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo) para poder atuar nos respectivos mercados de trabalho.

Confira abaixo os cursos livres e profissionalizantes e os respectivos espaços municipais onde são oferecidos:

Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso”– Escola de Artes “Augusto Boal”:

Endereço: rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda

Telefone: 3819-0518

Cursos Livres: balé (acima de 11 anos); dança de rua (acima 12 anos); dança do ventre (acima 16 anos); teatro iniciação (10 a 14 anos)

Cursos Profissionalizantes: arte dramática e dança (ambos a partir de 16 anos)

Armazém das Artes “Carlos Vilela”

Endereço: rua Sebastião Lázaro da Silva, 654, Jardim Nossa Senhora de Fátima

Telefone: 3845-2525

Cursos Livres: arte para crianças (5 a 10 anos); balé (turmas de 5 a 7 anos, 8 a 11 anos; acima de 12 anos; a partir de 16 anos); teatro iniciação (10 a 14 anos); dança do ventre (a partir 16 anos); canto coral (a partir 15 anos); dança de rua (a partir 12 anos)

Unidade Cultural “Arlindo Zadi”

Endereço: rua Graciliano Ramos, 698, Jardim Amanda