Hortolândia tem saldo positivo de 823 postos de trabalho em 2019

Hortolândia confirma a retomada do desenvolvimento econômico em 2019. Um dos reflexos mais visíveis disso é o aumento do número de empregos criados. De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, o município fechou o ano passado com saldo positivo de 823 empregos.

Este número representa crescimento quase 12 vezes maior do que em 2018, quando a cidade teve saldo de 74 empregos. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, mais uma vez, o setor econômico que mais empregou na cidade foi o de serviços, com saldo de 699 vagas criadas no ano passado. O saldo de 2019 é o maior desde 2012, quando a cidade registrou saldo de 707 empregos.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, este saldo é resultado do trabalho que a Prefeitura realiza para atrair novas empresas para a cidade e estimular o crescimento das empresas já instaladas no município. “Grandes empresas que abrem suas portas ainda este ano na cidade, como Odata e Embalixo, ajudam a elevar este saldo. A instalação e a expansão da indústria impulsiona os demais setores econômicos, como o de comércio e o de serviços, com efeito multiplicador nas vagas de emprego, os chamados ‘empregos indiretos’”, salienta Monique.

Em razão deste crescimento, a secretária destaca ainda que a Prefeitura implementou mudanças no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que fica dentro do HORTOFÁCIL. “O órgão tem contribuído de forma relevante neste processo de criação de empregos. O diálogo da Prefeitura com as empresas para ofertarem suas vagas no PAT tem sido um diferencial para a captação de postos de trabalho, recolocando a população no mercado profissional. Só em 2019, o órgão captou mais de 2.500 vagas de emprego, que foram colocadas à disposição da população por meio do posto, que tem sido referência na região”, destaca Monique.

De acordo com a Secretaria de de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o PAT aumentou em 92% o percentual de captação de vagas ofertadas em 2019 e manteve percentual de 30% de pessoas efetivamente contratadas para estas vagas captadas.