Trabalho na rede coletora de esgoto acontece em sete bairros

Hortolândia continua a intensificação dos serviços para que o município alcance 100% de coleta e tratamento de esgoto. As equipes da Prefeitura trabalham, desde o início desta semana, em diversos bairros da cidade com diferentes serviços que beneficiam a população, levando mais saneamento básico às residências e colaborando com o meio ambiente.

Foram realizadas, além de manutenções, orientações aos moradores sobre a importância da ligação correta da rede de esgoto e, também, a fiscalização contra o descarte irregular no Jardim Campos Verdes, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Jardim Boa Esperança, Jardim São Sebastião e Jardim São Jorge.

No Jardim das Colinas, foi realizada uma ligação da rede de esgoto e, no Jardim Santa Clara do Lago, na segunda-feira (20/01), moradores participaram de uma reunião, onde foram passadas orientações para a realização da ligação correta da rede de esgoto, além de visitas em residências, também como trabalho orientativo.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o descarte irregular do esgoto doméstico, além de ser prejudicial à saúde, prejudica o meio ambiente, atingindo rios, ribeirões, nascentes e mananciais da cidade.  Após o encerramento do prazo, os moradores que não realizarem o procedimento serão multados no valor que varia de 50 a 3.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia), ou seja, de R$171,60 à R$10.296,00.

TAPA-BURACO

Também no Jardim Campos Verdes, na rua Benedito Cândido dos Reis, além das equipes da Secretaria de Serviços Urbanos realizarem serviços na rede coletora esgoto, o local também recebeu a Operação Tapa-Buraco em um trecho da via.

PIC

A fiscalização contra ligações irregulares de esgoto em Hortolândia faz parte das atividades da Administração para a cidade chegar a 100% da coleta e tratamento de esgoto, uma das prioridades do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).

COLABORAÇÃO

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.