Serviços para melhoria na rede de coleta de esgoto chegam em mais dois bairros

Equipes da Prefeitura de Hortolândia trabalham, diariamente, para que o município alcance 100% de coleta e tratamento de esgoto. São várias etapas de serviço em andamento em diferentes pontos da cidade. Nesta terça-feira (14/01), moradores do Jardim São Sebastião e Parque do Horto, receberam orientações para realizar a ligação correta da rede de esgoto. No Jardim Santa Clara do Lago, foi realizada a ligação da rede de esgoto em uma residência. No Parque Hortolândia, as tubulações receberam manutenção e no Jardim São Camilo, servidores da Admninistração recolheram assinatura dos moradores autorizando a instalação da rede coletora.

"É muito importante a ligação correta da rede de esgoto para melhoria do saneamento básico e qualidade de vida.  O objetivo do trabalho é a cidade atingir 100% de coleta e tratamento de esgoto. Já a fiscalização evita o descarte impróprio de dejetos do esgoto doméstico na rede de águas pluviais e vice-versa. Os locais identificados com irregularidades recebem autuação para realizar a ligação correta da rede de esgoto e terão 30 dias para cumprir a regularização",  explica o agente de fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos, Claudimir de Oliveira.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o descarte irregular do esgoto doméstico, além de ser prejudicial à saúde, prejudica o meio ambiente, atingindo rios, ribeirões, nascentes e mananciais da cidade.  Após o encerramento do prazo, os moradores que não realizarem o procedimento serão multados no valor que varia de 50 a 3.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia), ou seja, de R$171,60 à R$10.296,00.

PIC

A fiscalização contra ligações irregulares de esgoto em Hortolândia faz parte das atividades da Administração para a cidade chegar a 100% da coleta e tratamento de esgoto, uma das prioridades do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).

COLABORAÇÃO

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.