Corredor Metropolitano recebe limpeza e poda do mato em toda extensão

A Prefeitura de Hortolândia realizou, durante toda a quarta-feira (13/11), um mutirão de limpeza e zeladoria no Corredor Metropolitano, desde a Ponte da Esperança (Estaiada), no Jardim Santa Rita de Cássia até o Jardim Novo Ângulo. Toda a área recebeu serviços de limpeza, poda do mato, varrição e pintura de guias. Além do cuidado e do embelezamento, a ação também evita o acúmulo de lixo e materiais, como garrafas plásticas, que podem causar o entupimento no escoamento de água da Ponte, provocando alagamento em dias chuvosos.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a limpeza e a poda do mato também evitam o descarte irregular de lixo e entulho. Ao descartar irregularmente estes materiais, o local fica sujeito a abrigar animais peçonhentos que possam transmitir doenças a população.

COLABORAÇÃO

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, Mutirão de Limpeza e Zeladoria, que atende pelo número 99976.1840. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone da Fiscalização Ambiental: 3845-1149.

PIC

A intensificação da manutenção e da limpeza em espaços públicos de lazer estão entre as prioridades da Administração Municipal. Esta ação faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.