Jd. Amanda recebe mutirão de limpeza urbana e zeladoria

A Prefeitura de Hortolândia realiza, desde esta quarta-feira (16/10), uma ação de limpeza urbana nas ruas do Jd. Amanda. A Secretaria de Serviços Urbanos coordena o trabalho, que prosseguirá pelo final de semana com a limpeza da área próxima das lagoas do bairro. Os serviços realizados no bairro incluem poda de árvores, remoção de mato, limpeza de bueiros, pintura de guias, operação cata-bagulho em espaços públicos, operação tapa-buraco e roçagem.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva, além de realizar a limpeza das ruas e áreas públicas, as equipes que atuam no mutirão orientam os moradores sobre a importância de fazer o descarte correto de lixo, materiais reaproveitáveis e entulho em locais adequados, como os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) e os LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis). A destinação correta de resíduos evita problemas urbanos como entupimento de bueiros e proliferação de animais.

Os PEVs são espaços públicos onde os moradores podem descartar, com segurança, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “lixo eletrônico”, dentre outros. Nos LEVs, os moradores podem descartar recipientes de vidro, garrafa PET, plástico, papelão, isopor, copo descartável, entre outros materiais.

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34 mil. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, Mutirão de Limpeza e Zeladoria, que atende pelo número 99976.1840. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone da Fiscalização Ambiental: 3845-1149.

Lagoa do Jd. Amanda

Neste sábado e domingo (dias 19 e 20/10), a Prefeitura de Hortolândia promove, em parceria com os Desbravadores e com os Mórmons, uma ação de limpeza no entorno das lagoas do Jd. Amanda. Com a participação da comunidade local, o espaço receberá mudas de árvores e manutenção urbana. O objetivo é fazer com que os moradores se envolvam com a proteção desta área, que é um bem da população.

Recentemente, foi concluído o serviço manual de remoção de aguapés que se concentravam nas lagoas do bairro. Com isso, a Prefeitura intensifica o projeto de revitalização da área, margeada pela rua Casemiro de Abreu. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, os dois lagos terão pista de caminhada no entorno, além de bancos para descanso, nova iluminação em LED e plantio de árvores. O diferencial será uma nova área de lazer urbanizada, entre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h do bairro e a lagoa da parte alta.

De acordo com a secretaria de Serviços Urbanos, a Prefeitura finaliza uma licitação para contratar empresa responsável pelo desassoreamento das lagoas. “Com apoio de uma draga e outros maquinários, vamos remover o restante dos aguapés e tirar a areia do fundo dos lagos, o que trará um visual ainda mais bonito para esta área”, enfatizou.

O crescimento de aguapés em lagos é resultado do descarte irregular de esgoto doméstico. Os dejetos servem de alimento para as plantas, que se espalham na superfície da água de modo rápido e contínuo. Para evitar que as plantas aquáticas voltem a se proliferar no lago, a Prefeitura trabalha na fiscalização de ligações irregulares de esgoto. Especialmente no Jd. Amanda, a Secretaria de Serviços Urbanos distribui panfletos e leva orientações aos moradores sobre a necessidade de providenciar a ligação do esgoto domiciliar à rede coletora, na rua.

PIC

A reurbanização da lagoa do Jd. Amanda faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.