Ponte Estaiada levará desenvolvimento para região do Jd. Novo Ângulo

Bairros da região Leste da cidade serão favorecidos com abertura deste novo caminho, que será inaugurado domingo (26/05)

Bairros como Jd. Nova América, Parque Peron e Vila da Conquista, na região do Jd. Novo Ângulo serão diretamente beneficiados com a abertura de um novo caminho: a Ponte da Esperança (estaiada), que será inaugurada pela Prefeitura de Hortolândia, neste domingo (26/05). A Ponte da Esperança, que liga Hortolândia ao futuro, é garantia de desenvolvimento para esta região e todo o município. Construída pela Administração Municipal, a estrutura proporcionará integração, de Leste (Jd. Novo Ângulo) a Oeste (Jd. Amanda), facilitando o ir e vir das pessoas e levando novas oportunidades para a cidade crescer de ponta a ponta.

“Temos a perspectiva de abertura de novos loteamentos nesta região, além da movimentação do comércio local e da chegada de novas empresas, o que, consequentemente, vai gerar mais postos de trabalho para o morador da cidade”, destaca o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Junior.

A ponte faz parte do Corredor Metropolitano Noroeste, importante eixo de integração viária em implantação na cidade. Quando estiver pronto, o Corredor ligará de Americana até Campinas, significando a possibilidade de ampliação de negócios em todo este trajeto, inclusive na região do Jd. Novo Ângulo. Atualmente, o acesso ao Jd. Novo Ângulo é pela Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, a antiga Estrada da Granja. A pista simples é um empecilho, por exemplo, ao escoamento da produção de empresas e, até mesmo, ao dia a dia dos moradores, tanto para quem depende de transporte coletivo quanto para quem precisa seguir caminho de carro. Com a entrega da Ponte, ficará mais fácil o acesso a rodovias como SP-101, Anhanguera e Bandeirantes.

Comerciantes do Jardim Nova América e Jardim Novo Ângulo estão otimistas em relação à liberação da Ponte Estaiada para o tráfego de veículos. Logo no início da avenida Antônio da Costa Santos, que liga o Jd. Nova América à ponte, a comerciante Maria Gomes da Silva mantém uma loja de enxoval. Feliz com a localização da Ponte Estaiada nas proximidades, ela diz estar ansiosa. “Acho muito bom este movimento que o bairro já começa a ter. Principalmente para quem tem loja aqui na avenida, a Ponte Estaiada significa novas oportunidades de crescer”, avalia.

A estrutura da Ponte da Esperança, que tem 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e pista dupla em ambos os sentidos, apresenta capacidade de fluxo de 2.400 veículos/hora, o que corresponde a 1.728.000 veículos por mês. De acordo com um monitoramento da Secretaria de Mobilidade Urbana, atualmente passam cerca de 311 mil veículos por mês pela Estrada da Granja.

Além de impulsionar o desenvolvimento urbano, a Ponte da Esperança terá atrativos na área localizada abaixo da estrutura, o que também vai colaborar para melhorar a vida da população. A Prefeitura de Hortolândia tem projeto para urbanizar o espaço que fica embaixo da ponte, onde existe uma lagoa de contenção de enchentes, e transformar o local em uma área de lazer. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, a área terá ciclovia e pista de caminhada, margeando a lagoa, paisagismo, academia ao ar livre e parquinho para as crianças. O lago será desassoreado e o trecho do córrego que segue em direção ao Parque Remanso das Águas será canalizado. Com isso, a Prefeitura fará uma nova avenida, a partir do trecho onde existe uma rotatória na Estrada Sabina Baptista de Camargo, sentido Estrada do Panaíno. A Estrada do Panaíno é mais um viário que será duplicado e pavimentado pela Prefeitura, proporcionando outro acesso facilitado à região do Jd. Novo Ângulo. A obra está em fase final de licitação.

Inauguração

A Ponte da Esperança será inaugurada neste domingo (26/05), numa ação que integra o calendário de comemorações pelos 28 anos de emancipação política de Hortolândia. A Ponte Estaiada de Hortolândia é a primeira neste modelo inaugurada na RMC (Região Metropolitana e Campinas) e a maior do interior paulista, com 180 metros de vão sob a base, composta por 16 pares de cabos de aço, os estais, ligados a um mastro de 75 metros de altura. A ponte possui duas pistas de rolagem em ambos os sentidos, além de calçada e ciclovia nas laterais. A estrutura está localizada entre o Jd. Santa Rita de Cássia e o Jd. Novo Ângulo.

A obra da Ponte da Esperança teve início em 2012, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. Quando Perugini assumiu a atual administração, em 2017, retomou a articulou junto ao Governo do Estado para a continuidade das obras do Corredor Metropolitano, cujas obras estavam paradas desde 2015. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) atendeu ao pedido do prefeito e agilizou a obra: fez a cabeceira da ponte sentido Novo Ângulo, abriu uma avenida projetada da ponte até a avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América, asfaltou e sinalizou a base da Ponte da Esperança e construiu estações de embarque neste trajeto. O Estado também fez a ligação da avenida Olívio Franceschini até a ponte, cruzando a avenida da Emancipação. Já a Prefeitura construiu a cabeceira da estrutura pelo Jd. Santa Rita de Cássia.

A obra do Corredor Metropolitano e a liberação da Ponte da Esperança para o tráfego de veículos são ações que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), iniciativa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Raio X

•180 metros de vão