Calçamento na rua Luiz Camilo começa no trecho da Escola Estadual

Prefeitura implantou piso podotátil na quadra da Loja Marabraz e, agora, serviço acontece no outro lado da rua

A Prefeitura de Hortolândia concluiu a implantação de piso podotátil no trecho de calçada da rua Luiz Camilo de Camargo, desde a Loja Marabraz (rua Zacarias Costa Camargo) e o estacionamento do Supermercado Paulistão (rua Nelson Pereira Bueno). Agora, o mesmo trabalho acontece do outro lado da rua, desde a Central Presentes (rua Zacarias Costa Camargo), até a loja Shopping 1 Real (Rua Caetano Basso), passando em frente à Escola estadual Manoel Ignácio da Silva. As pastilhas de piso podotátil aplicadas no calçamento permitem melhor circulação de pessoas com deficiência visual. Além disso, o novo calçamento torna a via mais adequada aos pedestres.

O piso podotátil consiste em pastilhas com alto relevo, perceptível durante a caminhada. Para quem conhece cada desenho, o relevo indica direção e pontos em que o pedestre deve tomar mais cuidado, como proximidade com esquinas e cruzamentos, além de escadas. A aplicação das pastilhas segue o modelo do trecho da via que já recebe esta melhoria, desde a Lanchonete Varandas (Rua João Blumer) até a esquina da Lojas Cem (Rua Zacarias Costa Camargo, em ambos os lados da rua. A ação faz parte da obra de modernização e revitalização da rua Luiz Camilo de Camargo.

De acordo com a Secretaria de Obras, a obra de modernização e revitalização em toda a rua Luiz Camilo de Camargo compreende a substituição da fiação dos postes por fiação subterrânea, instalação de iluminação ornamental e padronização da fachada das lojas com recuo em relação à passagem de veículos, garantindo mais espaço para a circulação de clientes do comércio local.

Ainda neste ano, a Prefeitura realizará a terceira e última fase da obra de modernização na via, com implantação de fiação subterrânea na quarta quadra da rua, que vai desde o Banco Bradesco, localizado depois do cruzamento com a rua Nelson Pereira Bueno, até a altura da Praça Neusa Marcheti, na esquina com a rua Argolino de Moraes.

Esta intervenção faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.