Caps I promove atividades para conscientização sobre autismo

Unidade, localizada no Parque Ortolândia, é referência no atendimento de crianças e adolescentes com este distúrbio

Cerca de 50 pessoas participaram, nesta quarta-feira (25/04), de uma manhã especial promovida pelo Caps I (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), órgão da Prefeitura de Hortolândia. O evento foi motivado pelo dia 2 de abril, data lembrada internacionalmente como “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”. A proposta foi levar informações sobre o distúrbio, comumente identificado nos primeiros anos de vida da criança, a fim de que os pais e a comunidade adotem uma postura acolhedora, proporcionando o melhor desenvolvimento possível ao portador. Para isso, os participantes acompanharam palestras sobre o tema e puderam aproveitar os serviços gratuitos oferecidos especialmente para esta programação, como corte de cabelo, manicure e maquiagem, além de café da manhã.

A primeira atividade da programação foi uma palestra sobre fonoaudiologia com a fonaudióloga e pedagoga Isabel Marta de Araújo Lima Montanheiro. Em seguida, foi a vez da nutricionista Márcia Josefa Lima de Sá Carneiro falar sobre alimentação saudável. “Acho muito importante este apoio que o Caps I dá aos pais e familiares da criança com autismo. Além do acompanhamento realizado com os pacientes, é importante ter orientações de como agir no dia a dia para oferecer o melhor desenvolvimento possível para nossos filhos”, disse o instrutor de informática Sandro Lopes, pai de um adolescente de 13 anos diagnosticado com autismo.

A psicóloga e articuladora em saúde mental da Prefeitura de Hortolândia, Arlete Damásia Paschoal, conta que a ideia de proporcionar este encontro surgiu do trabalho de qualificação do serviço de atendimento voltado ao paciente autista. “É a primeira vez que a Prefeitura realiza esta atividade. Nossos profissionais estão sempre na busca de ações que colaborem para melhorar as técnicas de atendimento e ampliar os benefícios aos pacientes e à família”, disse a profissional.

Unidade de referência

O Caps I é a unidade de referência para acompanhamento e tratamento de pacientes diagnosticados com autismo em Hortolândia. Há uma recomendação para que casos suspeitos sejam avaliados por médicos e psicólogos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). No entanto, os profissionais no CAPS também estão aptos para avaliar estes pacientes e iniciar o acompanhamento, mesmo sem encaminhamento médico. Atualmente, cerca de 100 pacientes, entre crianças e adolescentes, são atendidos gratuitamente no local.

A unidade fica na rua Antônio Biassi Filho, nº 89, no Parque Ortolândia. O telefone é (19) 3897-1719.