Hortolândia terá lei para transporte de passageiros por aplicativo

Assunto foi um dos temas debatidos no Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, nesta sexta-feira (20/04)

A Prefeitura de Hortolândia irá regulamentar o transporte de passageiros por aplicativo no município. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, a Administração Municipal vai preparar, nos próximos dias, a legislação que será encaminhada para aprovação na Câmara. A ideia é proporcionar este tipo de serviço conciliando as reivindicações de taxistas e motoristas por aplicativo, beneficiando o passageiro com um serviço seguro e eficaz. O assunto foi um dos destaques no último dia da 67ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, realizado em Hortolândia nesta quinta e sexta-feira (19 e 20/04).

“Esta é uma das discussões mais importantes e polêmicas em todo o país. Trouxemos este tema ao Fórum para que as cidades onde esta legislação têm resultados positivos pudessem compartilhar a experiência com os demais participantes”, explicou Pereira. A intenção é que o serviço de transporte de passageiros por aplicativo seja regulamentado em Hortolândia ainda neste ano.

Fórum

O Fórum Paulista de Mobilidade Urbana realizado em Hortolândia reuniu representantes de municípios brasileiros na busca por soluções inteligentes sobre questões relacionadas à trânsito e transportes. Representantes de órgãos e entidades, como EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e ANTP (Agência Nacional de Transporte Públicos), também estiveram presentes. O evento contou com sessões técnicas sobre acidentes e violência no trânsito, experiências exitosas de mobilidade urbana em municípios paulistas e, transporte de passageiros por aplicativos, além de exposição de aplicativos, projetos e experiências trazidas por empresas parceiras.

No primeiro dia de programação, Hortolândia recebeu do presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, o título de “Município Laço Amarelo”, entregue aos municípios com ações efetivas e reconhecidas em prol do aumento da segurança viária. No início do ano, o prefeito Angelo Perugini lançou um pacote de medidas com meta de reduzir o número de acidentes de trânsito. Entre as ações, está reforço na sinalização, novos semáforos, trabalhos educativos com apoio e participação da sociedade civil, além de fiscalização por radar, criação de área de estacionamento rotativo (Zona Azul) e serviço de pátio para tirar carros abandonados das ruas, serviços que serão licitados em breve.