Aplicativo Agenda Verde, da Prefeitura de Hortolândia, auxilia população a denunciar crimes ambientais

Identidade dos denunciantes é mantida em sigilo; casos de crime ambiental estão sujeitos à multa

A tecnologia contribui para a limpeza e a zeladoria de Hortolândia. Criado pela Prefeitura em 2019, o aplicativo Agenda Verde combate o descarte irregular de lixo e entulho em espaços públicos ou particulares, facilitando as denúncias por parte da população. Baixar o aplicativo é fácil e gratuito. Basta fazer o download na plataforma Google Play ou App Store do smartphone. A partir daí, é só ficar de olho e denunciar, caso encontre algum indício de crime contra o meio ambiente.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ferramenta digital é um elo entre a população e o Poder Público, canal por meio do qual é possível apontar ocorrências de crimes ambientais, tais como descarte irregular de materiais, incêndio, bueiros entupidos e outras. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. O denunciante pode enviar fotos e textos para o aplicativo. Os casos são apurados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e direcionados aos órgãos responsáveis pela solução do problema. No caso de crime ambiental, os responsáveis estão sujeitos à multa.

Com essa ação, a Prefeitura cumpre mais uma diretriz do programa estadual “Município VerdeAzul”, do qual Hortolândia participa. O programa é uma iniciativa do governo estadual que tem a finalidade de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios. No total, são 10 diretrizes: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

PEV's

Descartar resíduos de forma consciente e regular em Hortolândia é fácil e gratuito. A população pode utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) para o descarte correto dos restos de construção civil, por exemplo. Os espaços funcionam, desde março deste ano, das 9h às 15h, de segunda a sábado. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Confira no link http://www2.hortolandia.sp.gov.br/meio/item/17787-coleta-seletiva o endereço dos PEVs da cidade.