Prefeito acompanha andamento de obras viárias

Intervenção na avenida Santana e construção de cabeceira na Ponte Estaiada seguem aceleradas

O prefeito Angelo Perugini acompanhou, na tarde desta quinta-feira (19/04), o andamento das obras de intervenção viária em realização na avenida Santana, próximo ao condomínio Golden Park, e a reta final da obra da cabeceira da Ponte Estaiada, pelo acesso no Jardim Santa Rita de Cássia. Na avenida Santana, Perugini conferiu a abertura de uma rotatória, próximo do acesso ao Iatec (Instituto Adventista de Tecnologia). O local já recebeu guias e sarjetas no trecho demarcado para o retorno de veículos, no sentido de quem segue do Centro ao Jd. Amanda.

O objetivo desta obra viária é ampliar a segurança dos motoristas que trafegam pelo trecho. Além desta rotatória, haverá um outro retorno após o cruzamento com a rua Pastor Hugo Gegembauer, e uma faixa adicional em frente ao Golden Park, via que servirá como pista de desaceleração. A intervenção é necessária porque os veículos que acessam o condomínio precisam diminuir a velocidade ainda na avenida, o que pode ocasionar acidentes na atual configuração viária, com apenas duas faixas de rolagem rápida.

“Queremos concluir esta obra o mais breve possível e entregar à população uma nova configuração viária, mais segura e eficaz. Esta obra é reivindicação da população, que buscava por uma solução definitiva para a questão viária nesta região”, enfatizou o prefeito. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, o serviço está orçado em R$ 924.409,27, sendo parte do montante proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Ana Perugini, no valor de R$ 585.434,03, e o restante contrapartida do município.

Ponte Estaiada

No Jardim santa Rita de Cássia, Perugini acompanhou a conclusão da laje de aproximação, estrutura que faz parte da rampa e une a rua José João da Silva à estrutura da Ponte. A concretagem ocorreu ao longo de todo o dia e encerra a etapa mais longa desta obra. Resta agora a finalização de alguns detalhes, como implantação de gradil separando a passagem de pedestres e ciclovia da via por onde passarão os veículos sobre a ponte. A previsão é que a obra da cabeceira fique pronta nas próximas semanas. A rampa de concreto da cabeceira em construção pela Prefeitura tem cerca de 84 metros. A obra recebe investimentos de R$ 2.875.116,33.

Para que o tráfego de veículos na ponte seja liberado, falta a construção da rampa de acesso pelo lado do Jd. Novo Ângulo e a pavimentação da estrutura, ações de responsabilidade do Governo Estadual, incluídas na atual etapa de implantação do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Bileo Soares. A previsão do Estado é que este serviço seja concluído em julho.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) é parceira do município na obra da Ponte, uma vez que a estrutura fará parte do traçado do Corredor Metropolitano. Com a liberação do tráfego de veículos, a Prefeitura proporcionará integração local, unindo as regiões Leste (Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade. Numa segunda etapa, quando o Estado avançar com as obras pelo Parque Perón e for construída uma alça de acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), a Ponte Estaiada será um importante eixo viário regional.

O projeto para construção da ponte teve início em 2011, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. A Ponte Estaiada tem 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e 75 metros de altura. Além de ser cartão postal do município, a Ponte Estaiada também evitará que o trânsito regional, que seguirá pelo Corredor Metropolitano, entre em conflito com o tráfego local, desafogando a avenida da Emancipação. Isso porque o projeto inicial do Corredor Metropolitano previa que a partir da avenida Olívio Franceschini, o trajeto regional seguisse pela avenida da Emancipação até a SP-101.