Obra da cabeceira da Ponte Estaiada entra na reta final

Prefeitura realiza concretagem de proteção para pedestres nas laterais da cabeceira, construída no acesso pelo Jd. Santa Rita de Cássia

A Prefeitura de Hortolândia trabalha na etapa final da construção da cabeceira de acesso à Ponte Estaiada, pelo Jardim Santa Rita de Cássia. Nesta quinta-feira (22/03), a equipe da Secretaria de Obras acompanha a concretagem de estruturas de proteção para pedestres, conhecidas como barreira “New Jersey”, construídas nas laterais da cabeceira. Resta ainda a implantação de muretas com gradil ao lado da faixa de rolagem de veículos, separando o trânsito do trecho de ciclovia e da calçada para pedestres. A previsão é que a obra fique pronta nas próximas semanas.

Para que o tráfego de veículos na ponte seja liberado, falta a construção da rampa de acesso pelo lado do Jd. Novo Ângulo e a pavimentação da estrutura, ações de responsabilidade do Governo Estadual, incluídas na atual etapa de implantação do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Bileo Soares. O governador Geraldo Alckmim esteve em Hortolândia, no dia 12 deste mês, para dar a ordem de serviço e confirmou que os trabalhos priorizarão a Ponte Estaiada. A previsão é que este serviço seja concluído em julho.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) é parceira do município na obra da Ponte, uma vez que a estrutura fará parte do traçado do Corredor Metropolitano. Com a liberação do tráfego de veículos, a Prefeitura proporcionará integração local, unindo as regiões Leste (Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade. Numa segunda etapa, quando o Estado avançar com as obras pelo Parque Perón e for construída uma alça de acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), a Ponte Estaiada será um importante eixo viário regional.

A rampa de concreto da cabeceira em construção pela Prefeitura tem cerca de 84 metros, desde a rua José João da Silva, no Jd. Santa Rita de Cássia, até o início da ponte. De acordo com a Secretaria de Obras, nas laterais estão em implantação ciclovia e calçamento para travessia de pedestres. A obra recebe investimentos de R$ 2.875.116,33.

O projeto para construção da ponte teve início em 2011, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. A Ponte Estaiada tem 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e 75 metros de altura. Além de ser cartão postal do município, a Ponte Estaiada também evitará que o trânsito regional, que seguirá pelo Corredor Metropolitano, entre em conflito com o tráfego local, desafogando a avenida da Emancipação. Isso porque o projeto inicial do Corredor Metropolitano previa que a partir da avenida Olívio Franceschini, o trajeto regional seguisse pela avenida da Emancipação até a SP-101.

Estado retoma obras do Corredor Metropolitano

Desde que a atual Administração assumiu a Prefeitura, este governo tem solicitado ao Estado retomada nas obras do Corredor Metropolitano e a liberação da Ponte Estaiada para a passagem de veículos. Em agosto do ano passado, o governador Geraldo Alckmin esteve em Hortolândia para assinar a autorização da publicação do edital de licitação para o serviço. Na ocasião, Alckmin garantiu que a retomada seria pelos trabalhos necessários na Ponte Estaiada.

O prazo previsto para o Estado executar todas as etapas restantes do Corredor Metropolitano é de 16 meses. O serviço contempla obras em um trecho de 4,8 quilômetros que liga Hortolândia, Sumaré e Campinas. No perímetro de Hortolândia, o serviço compreende obras a partir da Ponte Estaiada, passando pelo Jardim Nova América, até chegar à rodovia SP-101, na entrada do Jardim Boa Vista, próximo ao presídio. Neste trecho será implantado o novo trevo de acesso à cidade, no quilômetro cinco da rodovia. Também estão previstas duas alças de acesso à rodovia SP-101 sobre a ferrovia, além de duas estações de transferência de ônibus, uma no Jd. Rosolen e outra no Parque Peron, cinco estações de embarque e desembarque, um viaduto sobre a SP-101 no acesso ao Jd. Rosolen, além de um Centro de Controle e Operações, na avenida Olívio Franceschini.