Prefeitura libera faixa adicional na av. Emancipação para tráfego de veículos

Medida possibilitou novo modelo viário para trecho próximo ao Good Bom, com utilização de acesso no sentido bairro/Centro

A Prefeitura de Hortolândia liberou, na tarde desta sexta-feira (09/03), o trecho da avenida da Emancipação que recebeu uma terceira faixa de rolagem, próximo do Hipermercado Good Bom. Alem da faixa adicional, que foi construída sobre parte do canteiro central, o local recebeu uma nova plataforma de ônibus, gradil de proteção com rampa de acessibilidade, lombofaixa (lombada mais ampla que as comuns e com faixa para travessia de pedestres) e semáforo para pedestres. Além disso, todo o trecho, que inclui a via marginal da avenida, recebeu sinalização. Com estas intervenções, a Prefeitura colocou em operação um novo modelo viário na avenida, com utilização de um acesso que até então estava desativado. O objetivo é melhorar e ampliar o fluxo de veículos por meio da faixa adicional.

Conforme explica o diretor de Operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos, agora a avenida conta com duas faixas para tráfego de automóveis e uma exclusiva para ônibus, desde o ponto de ônibus do bairro Green Park até a parado próxima do Good Bom. Neste trecho, foi implantado um semáforo para pedestres, utilizado por quem atravessa a via em direção ao Hipermercado. O local conta com faixa para pedestres e um gradil que separa as duas pistas, a fim de evitar que as pessoas atravessem a rua fora do local seguro. Já na marginal da avenida, rua que passa em frente ao Samu, a Prefeitura implantou calçamento, que aumenta a segurança de pedestres, e uma lombofaixa, que faz com que os veículos reduzam a velocidade antes da rotatória do Good Bom. Esta marginal agora tem um afunilamento, onde apenas um carro passa por vez no trecho da lombofaixa, bem próximo de onde a via encontra o fluxo da avenida da Emancipação. Com isso, o tráfego da avenida é preferencial em relação à marginal, além de que a medida tornou a rotatória mais organizada e segura.

A mudança no modelo viário da avenida da Emancipação é uma das ações da Prefeitura para aumentar a segurança viária na cidade. Em fevereiro, o prefeito Angelo Perugini lançou um pacote de medidas para reduzir os acidentes de trânsito. As ações incluem fiscalização por radar, reforço na sinalização novos semáforos, criação de área de estacionamento rotativo (Zona Azul), serviço de pátio para tirar carros abandonados das ruas, além de trabalhos educativos com apoio e participação da sociedade civil, entre outras ações.