Grupos de combate ao tabagismo serão reativados nas unidades de saúde

Profissionais participam de capacitação para ampliar atendimento às pessoas que desejam parar de fumar

A Prefeitura vai retomar os grupos de combate ao tabagismo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) do município, ação que integra o programa Viva Mais, que tem como objetivo garantir mais qualidade de vida e longevidade à população, por meio da adoção de hábitos saudáveis. Atualmente, os encontros de combate ao tabagismo são realizados, semanalmente, na UBS Santa Clara, onde cerca de 30 pessoas são acompanhadas no desafio de deixar o vício do cigarro. Para ampliar o atendimento às demais unidades, profissionais participam de capacitações e se preparam para prestar apoio para quem quer deixar de fumar.

Os encontros são uma forma de terapia complementar ao uso de medicamentos para controle de ansiedade prescrito por médicos da própria unidade de saúde. Por este motivo, cada unidade de saúde deve ter um profissional responsável por conduzir o grupo terapêutico e um médico envolvido com o trabalho, responsável pelo receituário médico. Os medicamentos são fornecidos gratuitamente nas farmácias da rede municipal de Hortolândia, mediante apresentação desta receita.

O Programa Municipal de Tabagismo teve início em 2006, no primeiro ano de governo do prefeito Angelo Perugini, com atendimento em quatro locais diferentes. Cerca de 3 mil pessoas foram atendidas, até 2012. Deste público, 25% conseguiu parar de fumar por período igual ou superior a seis meses. A participação nos encontros semanais leva o fumante a uma maior consciência sobre os males que o cigarro causa à sua vida e às pessoas que convivem com ele, por isso, a importância de reativar os encontros.

De acordo com a assistente social da secretaria de Saúde, Gleida Gonçalves Mingueti, as próximas unidades a terem grupos de tabagismo são a USF Jd. Santiago e a USF Jd. Amanda. “Nesta semana, profissionais destas unidades estão em treinamento para que se credenciam ao atendimento de combate ao tabagismo. É importante esta formação para que a abordagem feita ao paciente tenha papel fundamental no sucesso do tratamento”, destaca Gleida.

Em Hortolândia, o programa de tabagismo segue os critérios do Catrod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde. A capacitação aplicada aos profissionais de Hortolândia é organizada por este órgão. “Iniciamos com dois profissionais, mas nossa intenção é ampliar esta formação e, até o final do ano, reativar os grupos das demais unidades de saúde”, afirma a assistente social.

Viva Mais

A proposta de ampliar os grupos que auxiliam quem quer deixar o vício do cigarro segue as diretrizes do programa de governo Viva Mais, que foi retomado neste ano pela Prefeitura. Entre as atribuições do Viva Mais estão o incentivo a práticas saudáveis, como exercícios físicos, alimentação balanceada, valorização da vida familiar, vivência da espiritualidade, educação cidadã, entre outros hábitos que melhoram o bem estar e colaboram para prolongar os anos de vida.

Confira abaixo quais são as diretrizes do programa:

1.Educação como ferramenta de pertencimento

2.Atividade Física, Cultural e Lazer