Prefeitura orienta como evitar acidentes com escorpião

Tempo quente aumenta ocorrências relacionadas a estes animais; manter quintais livres de entulhos é medida mais eficaz de prevenção

Neste mês de agosto, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, registrou aumento expressivo no número de pessoas picadas por escorpião: foram doze notificações, número acima da média. Entre janeiro e junho, por exemplo, foram 46 acidentes, o que representa cerca de sete ocorrências por mês. A justificativa para o aumento de casos envolvendo picadas de escorpião é a chegada do tempo mais quente, que faz com que os animais saiam dos ninhos em busca de alimentos após o período de inverno, quando houve escassez de alimento. Não há nenhum tipo de veneno eficiente para combater escorpiões. Por isso, a principal medida preventiva é evitar entulho nos quintais, local onde eles se escondem do calor.

De acordo com o veterinário Evandro Alves Cardoso, da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), os escorpiões são animais de hábitos noturnos. Durante o dia, eles se escondem em locais de difícil visibilidade, de onde saem a noite para se alimentar de baratas e pequenos insetos que vivem próximo das casas. “Ao sair dos ninhos, eles podem subir pelas paredes ou entrar por frestas de janelas e portas durante a noite. Por isso, a recomendação é evitar acumular tijolos e telhas encostados nas paredes de casa. Dentro de casa, ao amanhecer, vão procurar um local para se esconder. Aí surge o perigo, porque eles podem ir para dentro de calçados, armários e guarda roupas”, explicou o profissional.

Caso seja necessário manter algum material armazenado em casa, que seja em local afastado da residência e sempre sobre um apoio (um estrado ou um pallet, por exemplo). No entanto, restos de construção civil, que não serão mais utilizados, devem ser descartados. Para auxiliar nesta tarefa, a Prefeitura desenvolve a ação Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria, que recolhe entulhos e limpa terrenos, eliminando materiais onde os escorpiões fazem ninhos. A medida colabora para conscientizar a população sobre a importância de manter quintais limpos.

O mutirão acontece desde março, período desde o qual a Prefeitura já recolheu mais de nove mil toneladas de lixo, entulho e materiais sem serventia, em 77 bairros, atendendo cerca de 56 mil residências. Nos próximos dias, mais 22 bairros da região do Jd. Nova Europa serão atendidos com a Operação Cata Bagulho, que integra a Agenda Verde.

Cuidado

O escorpião é um animal que só pica se for tocado por alguém. Por isso, caso alguém encontre um escorpião perto de casa, deve acionar imediatamente a UVZ, por meio do telefone (19) 3897-3312. Os agentes irão até o local recolher o animal e vistoriar a área, em busca de mais animais da mesma espécie. Neste mês de agosto, a equipe de Zoonoses atendeu vinte chamados relacionados ao aparecimento de escorpião em residências.

Outra orientação importante é observar peças de roupas e calçados antes de vestir. A UVZ não recomenda o uso de veneno ou inseticida comum em caso de suspeita da existência de escorpiões, pois estes produtos podem deixar os animais mais agitados e provocar um acidente com picada.

Já em caso de picada, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde. O atendimento é de urgência e o paciente precisa receber, além do soro antiescorpiônico, uma anestesia no local da picada para amenizar a dor. Crianças menores de cinco anos e idosos devem receber atenção especial, uma vez que a picada do escorpião pode ser fatal.