Alunos de Hortolândia fazem avaliações de português e matemática

Provas serão aplicadas a cerca de 2.700 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até dia 24 deste mês

Para aprimorar a qualidade da educação oferecida às crianças, a rede municipal de ensino de Hortolândia passa por avaliações frequentes. Uma delas é a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), voltada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A avaliação consiste de duas provas, uma de português com 17 testes e três questões dissertativas e uma de matemática com 20 testes. As provas serão aplicadas a cerca de 2.700 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até o dia 24 deste mês. A aplicação das provas é  realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação, com acompanhamento da Diretoria Regional de Ensino de Sumaré, órgão que abrange os municípios de Hortolândia, Sumaré e Paulínia e é vinculado à Secretaria Estadual de Educação, e da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo da ANA é avaliar o nível de alfabetização dos alunos e produzir indicadores sobre as condições da oferta de ensino da rede pública. A partir dos resultados da avaliação, as Secretarias de Educação podem ainda implementar melhorias na qualidade de ensino e na redução de desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional. A avaliação é realizada uma vez por ano em escala nacional. A elaboração e a correção das provas está a cargo do Inep. Participam da ANA todas as escolas públicas urbanas ou rurais que estejam registradas no sistema federal Educacenso.