Alunos da rede municipal de Hortolândia participam da Provinha Brasil

Avaliação de português e matemática será aplicada nesta semana para cerca de 2.550 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental

Cerca de 2.550 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Hortolândia fazem, nesta semana, a Provinha Brasil. Aplicada pela Secretaria de Educação, a avaliação consiste de duas provas, Leitura (Língua Portuguesa) e Matemática. Cada prova tem 20 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas. As provas acontecem em dois dias. Fica a cargo de cada escola organizar e estipular os dias em que as provas serão aplicadas. Atualmente, a rede municipal de Hortolândia tem 27 escolas de Ensino Fundamental.

O objetivo é avaliar o desenvolvimento da alfabetização, letramento e habilidades em matemática dos alunos. Por meio das provas, gestores escolares e professores podem acompanhar e melhorar a qualidade do ensino. Realizada em escala nacional, a Provinha Brasil é aplicada duas vezes, uma no início e a outra no final do ano letivo. A tabela de avaliação vai dos níveis 1 a 5:

Leitura (Língua Portuguesa):

Nível 1 – até 3 questões certas

Nível 2 – de 4 a 9 questões certas

Nível 3 – de 10 a 14 questões certas

Nível 4 – de 15 a 16 questões certas

Nível 5 – de 17 a 20 questões certas

Matemática:

Nível 1 – até 3 questões certas

Nível 2 – de 6 a 8 questões certas

Nível 3 – de 9 a 14 questões certas

Nível 4 – de 15 a 18 questões certas

Nível 5 – de 19 a 20 questões certas

Na primeira avaliação deste ano, a média dos alunos de Hortolândia foi de 16,6 (nível 5) em Leitura e 17,1 (nível 4) em Matemática.

As provas não têm caráter classificatório e os resultados não são utilizados diretamente na composição do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A elaboração das provas é de responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação. A adesão à Provinha Brasil não é obrigatória para municípios e estados.