VII Mostra Educacional apresenta práticas pedagógicas em matemática

Encontro reuniu cerca de 400 profissionais em Educação, em dois dias de evento; objetivo é promover troca de conhecimentos e experiências

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na última semana, a VII Mostra Educacional. O evento contou com a participação de cerca de 400 profissionais da Educação e aconteceu nos dias 25 e 27 de novembro, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Janilde Flores Gabi do Vale, na Vila Real. Neste ano, o tema da ação foi “Matemática em Movimento”.

Além dos professores da rede, a Mostra Educacional deste ano teve a presença dos cursistas do Pnaic (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa). Estes, apresentaram trabalhos desenvolvidos em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Eja (Educação de Jovens e Adultos), Educação Especial e Escolas de Tempo Integral.

O objetivo do evento é dar a oportunidade a educadores, professores e gestores de trocar conhecimentos e experiências educacionais que promoveram ensino e aprendizados significativos para os alunos e a escola. Tais experiências incentivam a pesquisa e a produção de novas práticas, estratégias e metodologias. Como resultado, há o reconhecimento do potencial do profissional, como construtor de conhecimento.

Para a professora da Emef Helena Futava Takahashi, Salma Santos Oliveira, a mostra demonstra a prática pedagógica em sala de aula. “É um momento de reflexão e troca de experiências dos diferentes trabalhos realizados da rede municipal”, afirma.

Já a professora Flávia Suter, da Emef Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva”, diz que o encontro proporcionou também momentos lúdicos e agradáveis. “Isso enriquece nossa formação e traz estratégias mais atraentes para ensinar matemática”, destaca.

“Foi gratificante compartilhar as vivências que ocorrem na escola. Esse entrosamento dos grupos e da proposta do Pnaic torna a aprendizagem mais significativa e  eleva a qualidade educacional”, completa a professora Marileuse de Sousa, da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Bairro Três Casas.