Prefeitura de Hortolândia atende cerca de 500 crianças no Projeto Visão 2016

Cerimônia de encerramento nesta sexta-feira (11/11) contou com presença do prefeito Antonio Meira

Cerca de 500 crianças de Hortolândia foram encaminhadas para consultas com oftalmologistas da rede pública de saúde do município. Este é um dos números do balanço do encerramento da etapa do Projeto Visão 2016, realizado pela Prefeitura de Hortolândia. Com presença do prefeito Antonio Meira, a cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (11/11) no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro.

Realizado em parceria pelas secretarias de Educação, de Saúde, de Inclusão e Desenvolvimento Social e de Esporte e Recreação, o projeto realizou testes de acuidade visual em cerca de 2.500 mil estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. O objetivo é detectar se as crianças têm algum tipo de problema de visão. Por meio dos testes, o projeto encaminhou cerca de 500 alunos, que tiveram consultas gratuitas agendadas com oftalmologistas. A cerimônia de encerramento marcou também a entrega de 15 óculos para crianças cujas famílias não têm condições financeiras para adquiri-los. A ação foi realizada em parceria com as empresas Belgo Bekaert e Ótica Ágata.

O prefeito Antonio Meira destacou a importância do projeto. “Uma das metas da Prefeitura é investir nas pessoas, em especial nas crianças. Afinal, são elas que cuidarão do nosso futuro. Graças a este projeto, as crianças terão visão melhor para poder ver a lousa e fazer as lições. Parabenizo também os pais por acompanharem seus filhos e se preocuparem com a saúde deles nesta importante etapa da vida”, salientou.

Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o uso dos óculos trará uma mudança positiva na vida das crianças. “Que elas possam enxergar a vida de uma forma mais colorida e clara”, observou.

Beneficiados

Um dos beneficiados com os óculos é Pietro Lobo, de 7 anos, aluno da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Maria Célia Cabral Amaral, no Jardim Amanda. “Ele já está enxergando bem melhor. Antes, ele estava com dificuldade para ver de perto”, relata a mãe do aluno, Ângela Lobo, que trabalha como auxiliar administrativa.

Os óculos também ajudam a visão de Camily Vitória, de 7 anos, aluna da Emef Dra. Zilda Arns Neumann, no Jardim Estela. A mãe da estudante, a atendente Camila de Oliveira, conta que antes a filha tinha dores de cabeça frequentes. “Os professores da escola perceberam que ela quase fechava os olhos para poder ver a lousa e me disseram isso”, conta a mãe. Camila não teve dúvidas e acompanhou a filha no Projeto Visão. “Agora ela já não está tendo mais dores de cabeça”, conta aliviada a mãe.

O Projeto Visão faz parte do PESE (Programa Educação e Saúde do Escolar). Por meio do programa, a Prefeitura promove a prevenção à obesidade infantil e controle de peso, bem como oferece orientações sobre escovação e higiene bucal e testes de visão gratuitos aos estudantes. O PESE é formado pelos Projetos Visão, Saúde Bucal e Prevenção à Obesidade Infantil.