Área de Preservação Permanente na Região Central recebe plantio de árvores nativas

Ação da Prefeitura, em parceria com a comunidade, nesta sexta-feira (10/06), integra programação da Semana Mundial de Meio Ambiente

Com o auxílio da comunidade, a Prefeitura cuida das áreas verdes de Hortolândia. Exemplares de Ipês brancos e roxos, Pau Brasil, Aroeira, Mogno, Jenipapo, Angico e Pau Ferro, dentre outras espécies nativas, estão de volta à APP (Área de Proteção Permanente) localizada às margens do Ribeirão Jacuba, na Região Central.

Nesta sexta-feira (10/06), em ação que celebra a Semana Mundial do Meio Ambiente, agentes ambientais da Administração e centenas de estudantes do Colégio Objetivo plantaram 239 mudas nesta área no Jd. das Paineiras, que fica atrás do supermercado São Vicente. Na próxima quarta-feira (15/06), às 9h, alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Santa Esmeralda e a população do entorno participam do plantio de outras 60 mudas, na Praça Rua Pérola, no Jd. Santa Esmeralda.

Durante o evento, o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluizio Silva, convidou os estudantes a manterem a parceria e adotarem as árvores plantadas. “Quando vocês adotam uma árvore, têm que cuidar dela. É assim que se cuida da natureza”, destacou.

Em meio aos presentes, no período da manhã, estava o estudante do 5º ano, Nicolas Schaindt da Silva, de 10 anos, que plantava uma árvore pela primeira vez. “A gente precisa de árvores para preservar o meio ambiente e criar novas vidas, porque a árvore é uma vida”, explicava o menino, juntamente com os amigos Victor Marcelo Dias Melo da Rocha, Maick Lian Parpinelli Lisboa e Guilherme Francisco Herdeiro, todos de 10 anos. “Assim, ajudamos o meio ambiente a ser preservado para o próximo, teremos mais ar puro”, diziam.

É esta também a percepção do diretor do colégio, Itamar Ávila Osório, sobre a parceria entre a Prefeitura e a inciativa privada nesta ação de educação ambiental. “Quando a criança vem aqui [a esta ação de plantio], cria vínculo com a natureza. É uma forma de fazer na prática o que a escola mostra nos livros. É uma oportunidade que a Prefeitura nos dá de vivenciar isto, para a criação deste vínculo. Depois de algum tempo, a criança passa aqui e fala: 'Aquela foi a árvore que eu plantei!' E fica feliz em mostrar a 'sua árvore' a filhos e netos”, explica.

#HortolandiaTrabalhandoParaTodos