Prefeitura promoverá espetáculos de contação de história durante Hortolendo 2016

Programação do 6º Hortolendo, que acontecerá no dia 15 deste mês no Creape, terá os espetáculos “A Bebê Princesa” e “O Lobo Que Queria Ser Príncipe”

Uma das atividades que integram a programação do 6º Hortolendo é a contação de histórias. A festa literária, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, acontecerá no próximo domingo (15/05), a partir das 10h, no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), na rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago II. A edição deste ano do evento celebra os 25 anos do município.

Com o tema “Era Uma Vez... Contos de Fadas e outras histórias...”, o Hortolendo terá dois espetáculos de contação de histórias no palco principal. Um deles é “A Bebê Princesa”, às 15h30, com a dupla Óta Éca, formada por Bruna Potenza e Jane Oses. No espetáculo, baseado no conto de fadas “A Bela Adormecida”, as contadoras trabalham com recursos visuais como adereços e figurinos, e dedoches (fantoches utilizados nos dedos). “Além de interação, trabalhamos com improvisação na hora, que depende da reação, receptividade e faixa etária do público. Com isso, cada apresentação é sempre diferente”, explica Jane Oses, acrescentando que adultos também curtirão o espetáculo. “Já conseguimos fazer muitos adultos darem risadas”, garante.

O encerramento do Hortolendo será às 16h30 com o espetáculo “O Lobo Que Queria Ser Príncipe”, com o ator, escritor e arte-educador Cícero Edno. O espetáculo traz adaptações de várias histórias infantis clássicas, contadas pelo Lobo Mau, personagem de “Chapeuzinho Vermelho”, interpretado por Cícero. “O Lobo conta como ele vê essas histórias. Com isso, quero mostrar que toda história tem dois lados”, explica o ator. Além de manipulação de bonecos, o espetáculo tem música ao vivo, executada por Sandro Livahck (baixo e violão) e Sérgio Kina (bateria, violão, guitarra, gaita e voz). “É um espetáculo participativo, tanto que as crianças ficam eufóricas, e no final querem dançar com a gente”, afirma Cícero Edno. O espetáculo também será encenado a cada hora na Tenda Especial “Era Uma Vez...Contos de Fadas e Outras Histórias”, que ficará próximo ao palco principal.